segunda-feira, 24 de maio de 2010

PAULO RENHA VENCE GP STOCK BOAT CLASS ONE NA LAGOA

Rio de Janeiro (23/05/10) - A pole position já era dele; vencer a prova foi uma questão de empenho e técnica. Paulo Renha (66) levou o troféu de campeão na primeira etapa da Stock Boat Class One, GP do Rio de Janeiro, e deu um grande espetáculo esportivo, nesta manhã de um domingo ensolarado, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma largada do tipo “Salve-se quem puder”, deixou o público de mais de 10 mil pessoas bem animado, se espalhando em volta do local da apresentação, torcendo e aplaudindo a performance dos onze barcos que competiram na prova. Quem não foi assistir no local, pode acompanhar, pela primeira vez, as emoções do esporte, com a transmissão ao vivo da TV Record.



Já na primeira volta, Renha se destacou e manteve a liderança. André Gellis (69) teve o motor consertado durante a madrugada, colocou o barco na água, largou em último lugar e fez uma recuperação de posição de uma maneira espetacular. Um a um, foi ultrapassando os outros pilotos até ficar em segundo lugar, na cola de Renha. “Não pude treinar, nem fazer tomada de tempo, então, ultrapassar os barcos e tentar uma boa colocação era a minha única chance, assim, pisei no acelerador e conquistei o meu espaço com toda a garra”, falava Gellis para a imprensa. A primeira bateria durou 18 minutos de pura adrenalina com barcos praticamente voando sobre o espelho d’água.



Intervalo e uma apresentação de Odair Mazaro, líder na categoria Formula Indy do Campeonato paulista de motonáutica inshore, com outro tipo de barco e motor. Foram apenas duas voltas na raia, mas o suficiente para ser bem aplaudido pelo público e competidores.



Na segunda bateria, Gellis perdeu sua posição, entrou água no barco e acabou abandonando a prova. Paulo Stille (117) com o motor aquecido desde o início da prova, saiu da raia logo na primeira volta. Para ultrapassar Stille, Marcelo Nigro (27) fez uma volta mais longa, perdendo um tempo que não conseguiu recuperar. Renha continuou na liderança, seguido por Rodrigo de Paoli (50) e Ricardo Claudio Jr (05), que aceleram o máximo que puderam, fizeram acrobacias com seus barcos, mas nem eles nem os outros pilotos conseguiu ultrapassar o bicampeão da Stock Boat. A diferença entre o primeiro e os segundos colocados só diminuiria se Renha rodasse, mas, piloto experiente que já participou de vários tipos de circuitos, não deu o gostinho da vitória para ninguém. Orgulhoso por defender sua cidade, o emocionado Paulo Renha teve dificuldades para se expressar. “Fazer a pole e vencer uma prova que demorou 30 anos para voltar à Lagoa, é muito gratificante. Ser mais velho e bicampeão da Stock Boat é uma grande responsabilidade” falou com a voz embargada.



A renovação de competidores, a possibilidade de mais barcos na raia e provas em locais diferentes são desafios para os pilotos nessa temporada da Stock Boat. Hoje, o que todos puderam testemunhar foi um evento organizado, sem problemas nas imediações, com um público animado e pilotos altamente motivados. Foi um marco da primeira etapa da Stock Boat Class One e vai ficar na história da cidade do Rio de Janeiro e da motonáutica brasileira.



Classificação final do GP do Rio de Janeiro 2010 (retificado em 24/05/10)

RESULTADO 1a ETAPA - PILOTOS

# Piloto Equipe Pódium 1.etapa Pontos Campeonato
66 P. RENHA Real Power Boats Racing 40 1 21
5 R. LUIZ Red Star Racing 30 2 17
50 R. DE PAOLI Real Power Boats Racing 28 3 15
23 P. CLAUDIO Red Star Racing 24 4 13
69 A. GILLES 24 5 12
54 P. RABELO Real Power Boats Racing 22 6 11
45 M. SCREMIM 21 7 10
13 E. ANDRADE 18 8 9
28 M. FOLONI Red Star Racing 18 9 8
117 P. STILLE Real Power Boats Racing 16 10 7
27 M. NIGRO 15 11 6

O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class One têm o patrocínio da Revista Náutica, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério do Turismo, Niely e Promoinfo; apoio Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Rádio SulAmérica Paradiso, Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Refrigerante Mineirinho e Real Power Boats; apoio técnico da Rio Motor Racing Club; TV oficial Rede Record; produção Stock Boat Promoções e Eventos Ltda.

Mais informações para se tornar um piloto da próxima etapa em Parathy (RJ), basta acessar o site www.stockboat.com.br.

fotos: Bruno Castaing


BGSCom Assessoria de Imprensa – Liz Boggiss (jornalista)
Tel (21) 3215-0833 / 9973-0833
bgscomunica@gmail.com / lizboggiss@gmail.com
http://culturalrio.wordpress.com
no twitter - @lizboggiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário