terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Testes para uso de comprimidos de insulina

Estudo com voluntários na Alemanha testa comprimido de insulina



A empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk relata ter iniciado teste de um comprimido de insulina que, se bem sucedido, poderia substituir as injeções como o principal meio de controle de açúcar no sangue de milhões de pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. A empresa tem 80 voluntários inscritos no estudo na Alemanha, e espera ter resultados preliminares para o primeiro semestre de 2011.

A busca para encontrar uma maneira de fornecer insulina sem a inconveniência de agulhas, canetas e bombas é longa. Este novo experimento vem quase três anos após a Pfizer Inc. retirar do mercado a Exubera, insulina inalada, depois de não conseguir conquistar os pacientes e profissionais de saúde.

Qualquer método que envolve a administração de insulina por via oral, deve superar os efeitos nocivos da saliva e dos sucos digestivos sobre a insulina, que é relativamente de estrutura molecular delicada. O problema é manter o hormônio intacto até que possa chegar longe o suficiente no sistema para entrar na corrente sanguínea. A nova abordagem usa um sistema de “entrega” patenteado, chamado tecnologia de melhoramento de permeação gastrointestinal (GIPET), que ajuda o intestino a absorver a insulina.

A pílula, fortemente revestida, fica protegida até chegar ao duodeno, a primeira seção do intestino delgado, logo após o estômago. Lá, como a pílula começa a se dissolver, os promotores de absorção aceleram a passagem da droga através da membrana das células e entrada na corrente sanguínea.

Em 20 estudos clínicos de uma série de drogas, a GIPET aumentou a absorção de fármacos em até 46 vezes. O novo teste irá investigar a segurança da liberação da droga e eficácia, bem como a tolerância à insulina fornecida na forma oral.

Apesar dos resultados preliminares serem esperados para 2011, caso tudo ande bem, a empresa podera começar a comercializar o produto em 6 anos, segundo o diretor Lars Sorensen.

Outras empresas também parecem interessadas no assunto. Kiran Mazumdar-Shaw, Diretor da Biocon, maior empresa de biotecnologia da Índia, anunciou em setembro, em uma entrevista em Kuala Lumpur, que pretende iniciar a produção comercial de uma pílula de insulina no prazo de 18 meses. O hormônio é administrado por via oral, e está no final das três fases de estudos em pacientes que as agências geralmente exigem, para aprovação de medicamentos.

Fontes:

Patrick Totty. Novo Enters Phase 1 Test of an Insulin Pill. Diabetes Health, Dec. 24, 2009. Disponível em: http://www.diabeteshealth.com/read/2009/12/24/6494/novo-enters-phase-1-test-of-an-insulin-pill-/

Toni Clarke and Ben Hirschler. Novo Nordisk makes progress with oral insulin. Reuters. Disponível em: http://www.reuters.com/article/idUSTRE5AA3R420091111

Michelle Fay Cortez. Novo Starts First Insulin Pill Test in Bid to Replace Injection. Bloomberg.com. Disponível em: http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601124&sid=a3qc_2S67XHc

Traduzido e adaptado por Mark Barone

Fonte : http://blog.adj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário