sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vacinação contra gripe H1N1

Vacinação contra gripe H1N1 começa em março

A vacinação contra a gripe H1N1 começa em março, e quem está grávida ou tem filho com idade entre 6 meses e 2 anos deve ficar ligada, pois fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para tomar a vacina, já que são mais vulneráveis à doença. Adultos entre 20 e 29 anos também estão no grupo de risco.

Os grupos prioritários serão vacinados em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio. Primeiro, serão imunizados os trabalhadores da rede de saúde e a população indígena. Na segunda fase, as gestantes, os portadores de doenças crônicas (obesidade, asma, diabetes, etc) e as crianças de seis meses a dois anos, que receberão meia dose da vacina num dia e a outra metade 21 dias depois. Essa fase começa em 22 de março e vai até o dia 2 de abril. As gestantes deverão levar um atestado médico comprovando a gestação, documento de identidade e carteira de vacinação. Para as crianças, é necessário levar carteirinha de vacinação e certidão de nascimento. Na terceira fase, serão imunizados os adultos de 20 a 29 anos. Os idosos receberão a vacina na quarta fase, que coincide com a vacinação anual contra gripe comum. A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe, antes do início do inverno.

A vacina é segura?
O infectologista Milton Lapchik, do Hospital Infantil Sabará, explica que embora a gripe A tenha se mostrado mais agressiva que a gripe sazonal, a dose da vacina é eficaz no controle da doença. “Vários estudos norte-americanos comprovaram que esta vacina é segura em pediatria, os pais não devem se preocupar", destaca o especialista. “Crianças com doenças crônicas como asma, diabetes e doenças cardíacas também devem ser imunizadas, uma vez que a gripe A pode ser mais grave nesses casos. Na dúvida, os pais devem conversar com seus pediatras”.

Segundo o infectologista, a vacina contra o H1N1 começa a valer entre 7 e 14 dias após a sua administração. “Pesquisas também apontaram que ela vale por um ano. Sendo assim, só terá de ser renovada em 2011”, afirma o médico.

Novas regras para Oseltamivir (Tamiflu)
O remédio usado no tratamento da gripe suína, o oseltamivir, será distribuído em postos de saúde apenas com receita e a prescrição médica terá validade de cinco dias. O objetivo é evitar automedicação e venda indiscriminada.

Cuidado sempre!
Em caso de suspeita de gripe na família, não deixe de tomar as medidas de precaução e higiene:
• Lavar as mãos com freqüência e sempre que tossir ou espirrar
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
• Se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procure o médico mais próximo e não tome medicamento por conta própria.

fonte: Revista Pais e Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário