terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jornalismo 2.0 para Professores - EAD, 2a.edição

ENSINO A DISTANCIA
Jornalismo 2.0 para Professores, 2a. Edição

Datas do Curso:
Segunda-feira, Outubro 11, 2010 - Domingo, Novembro 7, 2010

Período de Inscrição para o processo de seleção:
Domingo, Setembro 12, 2010 - 00:00 - Domingo, Setembro 26, 2010 - 22:00
Zona Horaria de la Fecha Límite para Postular:
Horário de Brasília

Dónde Postular en Linea:
http://knightcenter.utexas.edu/node/2586

Linguagem do Curso:
Portuguese

Instructor:
Carlos Castilho

Objetivos do Curso:

* Oferecer aos professores e instrutores de jornalismo um espaço de discussão e desenvolvimento de novas idéas sobre o ensino do jornalismo online.
* Compreender as novas realidades e processos informativos gerados pela Web com ênfase no ensino sobre a prática jornalística.
* Abordar temas como desafios do jornalismo online, técnicas de ensino do jornalismo online, ferramentas do jornalismo online e as grandes polêmicas sobre o assunto.
* Desenvolver atividades interativas através do curso e planejar futuras aulas sobre jornalismo online com os conceitos abordados.

Requisitos do Curso:

* Trabalhar como professor ou instrutor de jornalismo há pelo menos 2 anos.
* Ter conhecimento básico sobre buscas na web e sobre programas como Power Point, IrfanView, Audacity, MovieMaker e Dreamweaver.
* Compromisso de desprender entre 10 e 15 horas por semana para o curso.
* Demonstrar interesse em aplicar os conhecimentos obtidos sobre o ensino do jornalismo online em aulas atuais ou em um futuro próximo.
Descrição do Curso:

Este curso é voltado para professores e instrutores de jornalismo que lecionam ou pretendem lecionar o jornalismo online. Ele oferece um espaço para discussão, experimentação e desenvolvimento de novas ideias sobre o ensino do jornlismo online. Partindo de uma perspectiva multi e transdisciplinar, o curso leva em conta as novas realidades e processos informativos gerados pela Web, com ênfase especial nas transformações ocorridas na prática jornalística graças ao protagonismo crescente do público nos processos de produção de notícias.

O curso consiste de quatro módulos, com um módulo por semana. O curso terá uma semana adicional para a entrega do trabalho final. No primeiro módulo, os grandes desafios gerados pela internet na prática do jornalismo e, consequentemente, do ensino do jornalismo serão abordados. O segundo módulo tratará do estudo e experimentação das principais técnicas de ensino por meio da internet. O terceiro módulo abordará o uso das principais ferramentas do jornalismo online, a partir de uma perspectiva pedagógica, tais como Twitter, YouTube, Podcast, RSS entre outros. No quarto e último módulo do curso, os alunos discutirão os temas mais polêmicos na transição do jornalismo convencional para o jornalismo praticado na Web, como credibilidade, direitos autorais, futuro da imprensa e outros.

O curso será conduzido inteiramente online e é dividido em módulos semanais que possuem aulas em video, áudio, PowerPoint, texto, documentos e outros recursos online úteis. O curso terá chats, com discussões ao vivo, e fóruns, com discussões assincrônicas, sobre os temas abordados pelo curso. O curso terá também atividades e exercícios semanais que contarão para a conclusão com sucesso do curso.

Os participantes poderão estudar em seu próprio passo e de acordo com seus próprios horários, mas deverão cumprir com os prazos dos exercícios semanais e com as exigências de participação do curso. Os alunos que completarem o curso com sucesso receberão um certificado de participação do Centro Knight.
Informação sobre o Instrutor:

Carlos Castilho é instrutor do Centro Knight, e lecionou cinco concorridos cursos sobre Introdução ao Jornalismo 2.0. Castilho é jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência em jornais, emissoras de rádio e TV, além de agências de notícias. Foi diretor de telejornais e correspondente estrangeiro para publicações brasileiras e europeias, dedicando-se desde 1995 à produção de conteúdos jornalísticos para a Web. Atualmente leciona jornalismo online em universidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário