Notícias Democráticas sobre Comunicação, Jornalismo, Cultura, Literatura, Comportamento, Sociedade, Saúde, Meio Ambiente e o que mais for interessante para mim e para os meus leitores.
CARREFOUR LANÇA CAMPANHA "SEJA UM DOADOR DE ALEGRIA"
A cada quilo de alimento doado, o Grupo doará mais um
Com objetivo de viabilizar o acesso de milhares de famílias a alimentos neste final de ano, o Carrefour lança a campanha "Seja um Doador de Alegria". Entre os dias 14 e 24 de dezembro, clientes, funcionários e parceiros podem doar alimentos não perecíveis em qualquer loja Carrefour e Carrefour Bairro do País. Para estimular a participação da sociedade, a cada quilo de alimento doado, o Grupo doará mais um. A expectativa é arrecadar cerca de 50 toneladas de produtos.
Os produtos doados pelos consumidores serão entregues para associações de catadores de materiais recicláveis cadastrados no Programa Fome Zero, por meio da Secretaria Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Já as doações do Carrefour serão destinadas a Bancos de Alimentos das cidades onde o Grupo possui Centros de Distribuição: João Pessoa (PB), Osasco (SP), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Brasília (DF), Esteio (RS) e Manaus (AM).
O Carrefour preparou também uma campanha para sensibilizar a população, com mensagens na Rádio e TV Carrefour, nos tablóides e lâminas publicitárias, banners e sites, além do reforço do locutor da loja. A comunicação também será feita nos veículos internos para alcançar todos colaborares da empresa. As caixas de coleta dos alimentos estarão sinalizadas em todas as lojas.
Há 34 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. Hoje a rede conta com unidades em 18 Estados, atuando com diversos formatos de lojas e vários serviços, que incluem postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A empresa conta com 68 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 34 países.
A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, lançou nesta terça-feira, 15/12, um novo programa de educação e de conscientização sobre a importância da agricultura e da defesa vegetal para o desenvolvimento sustentável. Trata-se da 1ª edição da EcoVegetal - Mostra Cultural e Educacional em Defesa Vegetal -, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná, UFPR - Campus Agrárias, em Curitiba.
A iniciativa tem como objetivos destacar a contribuição da agricultura para a sustentabilidade sob os aspectos econômico, social e ambiental do país. Ao mesmo tempo, ressaltará a importância do controle de pragas para a competitividade agrícola. O evento também mostrará o papel decisivo do uso correto dos defensivos agrícolas como tecnologia para a produtividade no campo e a geração de alimentos saudáveis, fibras e fontes renováveis de energia.
Esta edição tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do estado. O projeto da Mostra Vegetal foi desenvolvido pela Ehco, agência ambiental paranaense. Os próximos eventos acontecem dia 16, em Ponta Grossa, e dia 18, em Guarapuava, no Paraná.
A EcoVegetal se desenvolve em tendas montadas sempre em locais abertos ao público, como campus de faculdades e parques de cidades apropriados para a realização de eventos. "A programação consistirá de palestras para públicos adultos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas", explica Luís Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef. "Já para o público infanto-juvenil, foram criadas apresentações cênicas cujas mensagens procuram despertá-lo para a importância da agricultura como geradora de alimentos e da preservação ambiental", completa Ribeiro.
Como são as atividades durante a EcoVegetal:
Tenda principal:
- Palco para apresentações artísticas e palestras cênicas para grupos de até 100 pessoas; - Tela de plasma, com exibição filmes institucionais da ANDEF; - Ambientação temática com cesto de pães, sacos de juta com grãos e gôndola com frutas e hortaliças.
Atividade: CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE
- Destinada ao público adulto: técnicos que trabalham diariamente na agricultura, departamentos técnicos (SEAB, SESA e IAP), estudantes (técnicos universitários), assistência técnica (EMATER PR) e professores. - Como são realizadas: palestra e apresentação cênica com um novo personagem, "Du Croissant", um mestre cuca bem divertido, criado especialmente para o projeto EcoVegetal. - Distribuição de material informativo técnico e materiais institucionais das entidades realizadoras.
Atividade: MULTIPLICAR INFORMAÇÕES
- Destinada ao público adulto: pais e alunos;
- Como são realizadas: apresentação de peça de teatro. Utilizando argumentos técnicos aliados a elementos cômicos e à interação com a platéia, três folhagens divertidas discorrem sobre a importância dos manejos de defesa vegetal para o controle de pragas que prejudicam a produção de alimentos;
Em comemoraçao aos 50 anos da Barbie, uma exibiçao mostrou a boneca em trajes multiculturais, incluindo uma versao com a vestimenta típica das seguidoras do islamismo - a burca. Apoiado pela fabricante Mattel, o evento trouxe uma coleçao de mais de 500 Barbies que foram leiloadas pela Sotheby's em Florença, na Itália. O dinheiro arrecadado será revertido para a instituiçao Save The Children, que ajuda crianças pelo mundo. Abaixo a notícia na íntegra, publicada no Telegraph.co.uk. (fonte: Blue Bus)
Burka Barbie: famous doll gets a makeover
Barbie, the iconic plastic doll, is famed for her glamorous clothes and pneumatic figure – but that tradition has been turned on its head with the introduction of a new burka-clad model.
The look is part of an exhibition, backed by Barbie creator Mattel, of the doll in multicultural outfits by Italian designer Eliana Lorena.
Two of the Barbies are wearing the burka, the loose fitting robe with veiled holes for the eyes which is worn by some Muslim women.
The collection of more than 500 Barbies is being sold at a Sotheby's charity auction in Florence, Italy, in aid of Save The Children.
The sale is part of Barbie celebrations for her 50th anniversary this year.
Britain's biggest Barbie collector Angela Ellis, 35, who owns more than 250 dolls, said: "I think this is really important for girls, wherever they are from they should have the opportunity to play with a Barbie that they feel represents them.
"I Know Barbie was something seen as bad before as an image for girls, but in actual fact the message with Barbie for women is you can be whatever you want to be.
"I like the 70s, 80s and 90s ones that have reflected my life and I picked the really outstanding ones, the really different ones that have a message for my collection.
"I have a Barbie in a wheelchair that was only out for six weeks."
Rosie Shannon, from Save the Children, said: "We are delighted Sotheby's and the designer chose to auction the burka Barbie dolls for our charity.
"Save the Children is committed to helping children worldwide.
"One of the Barbies being auctioned wears a ring made by Italian jewellers Bulgari who are working in partnership with Save the Children.
"The money raised will also help children get back to school."
The money goes toward the Rewrite the Future campaign which helps millions of children around the world effected by conflict.
Barbie was first launched in March 1959 by American businesswoman Ruth Handler. The doll was joined by her long-term boyfriend Ken in 1961.
fonte: Telegraph.co.uk, Published: 9:29AM GMT 15 Dec 2009
A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o evento literário de maior prestígio do país, vai homenagear em sua oitava edição o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-87).
O diretor de programação da Flip, Flávio Moura, também anunciou que o evento terá sua data alterada para não coincidir com a Copa do Mundo: a 8ª Flip vai de 4 a 8 de agosto. Moura não quis adiantar nenhum nome entre os convidados. Freyre é um dos nomes essenciais para os estudos de interpretação do Brasil. "A ideia é que a discussão em torno da sua obra possa trazer para o primeiro plano questões que estão na ordem do dia. A tentativa de fixar uma "identidade brasileira", a volta do ufanismo nesses últimos anos de era Lula, as aspirações de protagonismo do Brasil no cenário internacional", diz Moura.
Freyre ganhou em 2008 uma retrospectiva no Museu da Língua Portuguesa. A maior parte das suas obras está sendo reeditada pela editora Global. A editora vai lançar em julho, na véspera da Flip, um inédito do sociólogo que deve provocar muito debate em torno de sua figura, já bastante polêmica. Trata-se da segunda parte de suas memórias, De menino a homem, obra inédita que permanecia na Fundação Gilberto Freyre, em Recife. O texto é um conjunto de reflexões biográficas que já em seu início se anuncia como uma continuação de Tempo morto e outros tempos, o livro de memórias de Freyre que abarca o período de 1915 a 1930.
fonte: Folha de São Paulo - 15/12/2009 - Por Marcos Strecker
FILHO: esse é o presente bumerangue... Você dá para sua mãe, ela escreve no livro e dá de volta para você. Baratinho, não pesa no bolso e nem na mesada. E ainda fica pra você como uma recordação da sua mãe.
MÃE: você compra o livro, preenche com suas recordações e dá para seus filhos. Revele como já foi igualzinha a eles. Um presentão que vai durar por todos os natais!
O livro EU, SUA MÃE tem bastante espaço para descrever lembranças e para colar muitas fotos com comentários. Tem presente melhor do que esse?
Título: Eu, sua mãe. Autores: Elita Penna, Lucia Koury e Nara Roessler. Editora: Outras Letras ISBN 978-85-88642-17-1 48 páginas Preço: R$ 35,00 (frete grátis) Vendas por telefone (21) 2267-6627 ou no site http://www.outrasletras.com.br/livros.htm
Rio de Janeiro - na última quarta-feira (8/12) o portal www.encontromarcado.net entrou no ar. No coquetel de lançamento algumas das personalidades marcaram presença, destacando-se as escritoras Marina Colassanti, Regina Navarro Lins e Suzana Vargas; o escritor e compositor Sergio Natureza e o ceramista Zé Andrade. O comentário geral era sobre a importância de um canal bilíngüe especialmente feito para falar sobre os 120 participantes do projeto Encontro Marcado e agora aberto a todos os internautas
(da esq. para dir.) Fabiana Colassanti (produtora da primeira fase do Encontro Marcado), Suzana Vargas (Estação das Letras), Marina Colassanti (escritora) e Lucia Koury (Editora Outras Letras)
(à frente) André Vallias (designer e criação do portal Encontro Marcado), Pedro Nin (produtor cultural) e Regina Navarro Lins (escritora e sexóloga) - (ao fundo) Sergio Natureza (compositor e poeta) e Zé Andrade (ceramista).
O patrocinador Ponto Frio foi representado por Silvia Grenbaum – Gerente da Fundação Ponto Frio, que se mostrou satisfeita ao comprovar que a verba contribuiu para que a cultura, a literatura e as artes plásticas tenham uma visibilidade maior através do acesso ao portal.
(à frente, da esq. para dir.) - Jorge Brenand Jr. (criador dos programas de TV do Encontro Marcado), Silvia Grenbaum (Fundação Ponto Frio) e Pedro Nin (produtor cultural )
A partir de agora, é possível ver vídeos e matar as saudades de grandes nomes como Almir Chediak, Antonio Callado, Artur da Távola, Augusto Boal, Carlos Scliar, Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Fausto Wolff, João Antonio, Jorge Amado, Josué Montello, Maria Clara Machado, Mario Quintana, Mauro Rasi, Moacyr Félix, Orígenes Lessa, Oswaldo França Junior, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queirós, Rubem Braga, Waly Salomão e o grande escritor Fernando Sabino, cujo romance inspirou o nome do projeto – Encontro Marcado.
Além dos vídeos, tem a biografia, perfil, obra, seleção do autor e opiniões sobre o trabalho desses autores, artistas e pensadores. Algumas informações são de 2009; outras, de dez anos atrás. Aos poucos todo o conteúdo do site vai ser atualizado.
De uma forma ou de outra, as curiosidades são muitas e por vezes o leitor irá se surpreender com algumas pérolas do mundo artístico, como:
• Em 1973, Zé Andrade transfere-se para o Rio de Janeiro e vive temporariamente nas areias de Copacabana, como um hippie
• O caricaturista Lan (Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini nascido na cidade italiana Montevarchi, em 1925) se define como “um preguiçoso que, como Caymi, acabou dando certo.”
• "Dos Marios, o pior" – por Mário Prata.
• Os “atuais” depoimentos de Armando Nogueira sobre a violência do esporte.
• Norma Bengell conta que começou sua carreira aos 16 anos, como manequim da Casa Canadá, e que seu casamento com o ator italiano Gabrielle Tinti foi realizado dentro do estúdio da Vera Cruz, em São Paulo, pois a agenda dos dois estava lotada de compromissos.
• Marina Colasanti diz que escrever é “o cavalo da minha fantasia”.
• “Minha vida não passou em branco. Tem muitas páginas escritas e muitas ainda por escrever.", profetiza Sergio Natureza.
• Em críticas, J.Ferreira dos Santos diz: “Praticamente exilada das livrarias e do interesse dos leitores, a poesia é resgatada com carinho e lucidez por Suzana Vargas, e os preconceitos do hermetismo e da inocuidade com que os versos modernos foram vitimados são postos por terra com explicações acessíveis até aos mais refratários.” (In: Jornal do Brasil, 1997)
• José Miguel Wisnik, curiosamente comenta que sua característica mais saliente é a versatilidade.
• O cineasta Jon Tob Azulai define "a vida pode ser tudo que quisermos, mas nunca tão ridícula e absurda”.
• “Nunca fiz uma canção: só fiz tentativas, diz Tom Zé.
• Nelson Motta declara: “Sou um falso carioca de 63 anos”.
• Tony Belotto decide ser guitarrista de rock depois de ler uma reportagem sobre Jimi Hendrix na revista Manchete.
• "Quando estou em processo de criação, rôo as unhas até o bagaço", segundo Deborah Colker.
E tem mais, muito mais fatos interessantes no portal www.encontromarcado.net, que, a partir de agora, aguarda os cliques de todos aqueles interessados no mundo da cultura brasileira.
Para saber mais sobre o portal Encontro Marcado
O pioneirismo de um projeto que levou escritores às universidades das capitais e das grandes cidades de norte a sul do país, certamente acrescentou cultura e informação que não estavam nos livros.Esse era o objetivo do Encontro Marcado nos anos 80, criado pelo jornalista Arakén Távora* e patrocinado pela IBM Brasil. A internet ainda não estava presente no cotidiano dos estudantes. Então, plateias ansiosas lotavam os auditórios para ouvirem os autores, ainda desconhecidos de muitos, verem um vídeo com a vida, a obra e o processo criativo dessas personalidades, e, no final, fazerem perguntas aos grandes mestres da literatura brasileira.
Os vídeos produzidos durante essa primeira fase foram doados a todas as instituições educacionais por onde o projeto passou, e, também aos Museus da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo, à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Washington, DC.), e a todas as embaixadas de países de língua portuguesa.
A disseminação da literatura no Brasil fez dos autores verdadeiras celebridades, antes reservadas aos grandes nomes com cadeiras na Academia Brasileira de Letras. Nos anos 90, o excelente retorno dessa grande “sacada” ganhou uma nova versão – o Encontro Marcado com Arte – passando a difundir grandes nomes do meio artístico e cultural, de atores de teatro e cinema aos cineastas, de cantores a pintores a escultores, de compositores e apresentadores a caricaturistas.A importância desses artistas e seus depoimentos foi tamanha que, durante três anos, os vídeos fizeram parte da grade de programação de algumas televisões (Bravo Brasil da TVA e Multishow); e atualmente está no Espaço Memória no Canal Brasil – 66 da Net. Esta segunda fase teve a competente direção de Jorge Brennand Jr. e a produção da Work Vídeo.
Os primeiros vídeos dos autores literários, sob a direção e realização de Arakén Távora em 1996, foram doados ao MEC (disponível na Secretaria de Educação a Distância e INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ao todo são 53 programas de pluralidade cultural em que romancistas, poetas, cronistas, dramaturgos e outros criadores falam de suas formas de escrever e ver a vida.
Esse conjunto de vídeos gerou um acervo com o relato de mais de 120 nomes do universo artístico brasileiro e agora, com o patrocínio do Ponto Frio, da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e da Eureka Imagens e Idéias, está disponível ao público através do portal bilíngüe www.encontromarcado.net, lançado no dia 8 de dezembro de 2009.
Segundo a ex-funcionária da IBM, responsável pelo projeto na empresa e agora sócia da Eureka Imagens e Idéias, Bete Calligaris fala sobre o portal:“ Tenho verdadeira devoção por esse projeto. Uma idéia simples que influenciou a vida de muita gente – tanto dos estudantes, quanto dos próprios autores. Com certeza a nossa perseverança em manter esse rico acervo e agora conseguir disponibilizá-lo na internet será de grande valia para as futuras gerações. Sinto que cumpri o meu dever com o nosso querido Arakén.”
No portal estão disponíveis dados biográficos e vídeos com mensagens gravadas por personalidades, tais como Adélia Prado, Adriana Calcanhotto, Affonso Romano de Sant’Anna, Alceu Valença, Almir Chediak, Ana Botafogo, Ana Miranda, Antonio Callado, Antônio Nóbrega, Antonio Torres, Ariano Suassuna, Armando Nogueira, Arthur Omar, Artur da Távola, Augusto Boal, Autran Dourado, Belisário Franca, Betty Milan, Bráulio Tavares, Cacá Diegues, Carla Camurati, Carlos Eduardo Novaes, Carlos Heitor Cony, Carlos Scliar, Celso Fonseca, Chico Anysio, Chico Buarque, Chico Caruso, Christina Oiticica, Daniel Azulay, Deborah Colker, Deonísio da Silva, Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Doc Comparato, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Eliane Maciel, Elisa Lucinda, Elke Maravilha, Elza Soares, Eric Nepomuceno, Euclydes Marinho, Fagner, Fausto Fawcett, Fausto Wolff, Fernanda Montenegro, Fernando Gabeira, Fernando Morais, Fernando Sabino, Ferreira Gullar, Flora Purin, Garcia-Roza, Geraldo Carneiro, Gil Vicente, Gilberto Gil, Guilherme Zarvos, Guinga, Haroldo Costa, Hermano Viana, Hermínio Bello de Carvalho, Ignácio de Loyola Brandão, Jaguar, Jards Macalé, João Antonio, João Ubaldo Ribeiro, Jom Tob Azulay, Jorge Amado, Jorge Mautner, José Louzeiro, José Miguel Wisnik, Josué Montello, Juarez Machado, Lan, Lenine, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Carlos Lacerda, Luiz Carlos Maciel, Luiz Cláudio, Luiz Vieira, Lygia Fagundes Telles, Manoel Carlos, Marcio Souza, Marcos Valle, Maria Clara Machado, Marilia Kranz, Marina Colasanti, Mário Prata, Mário Quintana, Mauro Rasi, Miguel Paiva, Millôr Fernandes, Milton Nascimento, Moacyr Félix, Moacyr Scliar, Nélida Piñon, Nelson Motta, Nelson Pereira dos Santos, Norma Bengell, Orígenes Lessa, Oswaldo França Júnior, Oswaldo Montenegro, Paulo Coelho, Paulo Mendes Campos, Pietrina Checcacci, Rachel de Queiroz, Raquel Jardim, Regina Casé, Regina Navarro Lins, Robertinho do Recife, Rubem Braga, Rubens Gerchman, Salgado Maranhão, Sandra Kogut, Sergio Britto, Sérgio Cabral, Sergio Natureza, Silviano Santiago, Simon Khoury, Suzana Vargas, Thiago de Mello, Tizuka Yamasaki, Tom Zé, Tonia Carrero, Tony Bellotto, Túlio Mourão, Tunai, Wagner Tiso, Walmor Chagas, Walter Lima Jr., Waly Salomão, Zé Andrade, Zelito Viana, Ziraldo e Zuenir Ventura.
O projeto foi marcante na vida de vários artistas, dentre eles, alguns notáveis que dão seus depoimentos:
"Como se estátuas rissem, chorassem ou soluçassem, dissemos para o escuro de câmeras aquilo que não podíamos calar. Muito antes de bloguear, tuitar e fazer muitas artes na Internet, demos a outra face, sussurramos as nossas confidências e produzimos novos leitores para nossos livros e para livros alheios. Foram tempos gloriosos, que hoje renascem com muito mais alcance. Os idealizadores e realizadores do Projeto Encontro Marcado com a Arte fizeram um trabalho heróico para a literatura e a arte brasileiras". - Deonísio da Silva
"Abre-se um segundo portal para que os depoentes tenham seus depoimentos, como sóis, preservados mesmo depois dos poentes. O projeto é uma prova cabal de que ainda há vida inteligente". – Sergio Natureza.
"Afora a parte que me cabe neste latifúndio, considero o acervo do Encontro Marcado fundamental para inspirar os futuros carnavais das artes no século XXI." – Geraldo Carneiro.
"Para mim foi muito gratificante participar do Projeto Encontro Marcado, tendo até sugerido que se fizesse um livro com o conjunto das entrevistas, mostrando o que há de melhor na cultura brasileira. Felizmente, agora, podemos reaver toda essa riqueza, essa multiplicidade de ideias, num momento tão carente de reflexão." – Salgado Maranhão.
“O projeto Encontro Marcado da IBM,com o memorável Arakén Távora, virou um marco histórico. Foi o primeiro grande programa nacional para levar escritores a todo o pais.Tendo registrado em vídeo a vida dos autores, virou material de memória e pesquisa." – Affonso Romano de Sant’Anna.
Talvez Arakén Távora, ao nomear o projeto de “Encontro Marcado” – título tomado de empréstimo de seu grande amigo, o escritor Fernando Sabino -, não tivesse vislumbrado o significado do termo na atual linguagem da internet.Se, para os jovens “um encontro marcado pela internet, pode ser um encontro de alto risco”, o portal www.encontromarcado.net mostrará um conceito mais amplo e educativo para os internautas - um encontro com os maiores nomes da arte e literatura contemporânea.
*Arakén Távora (1931-1991) paranaense de Ribeirão Claro, foi um dos mais conhecidos jornalistas brasileiros.Em quase quatro décadas de atividades profissionais passoupor redações famosas como os “Diários Associados” (em seus anos de maior glória), "Manchete", "Tribuna da Imprensa" (no Paraná com atuações em “O Estado”, TV Tibagi, além da revista "Panorama").Produziu o histórico programa "Os Mágicos" para a TVE, que mereceu o troféu “AnaTerra” em 1978 e, em 1980, o “Golfinho de Ouro” do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro.Antecipando-se do que se tornaria um modismo na imprensa americana - a publicação de livros-reportagens, como “Brasil, 1º. de Abril”, publicado em 1964, dentre outros livros.
Local: IETV - Rio de Janeiro
Rua Barão do Flamengo 32/3°andar
O curso será ministrado por Débora Garcia - Gerente de Conteúdo e Novas Mídias do canal Futura e Leonardo Machado - Coordenador de Novas Mídias do canal Futura. Além da discussão teórica serão propostas oficinas de criação e experimentação em todas as aulas. Segundas e quartas das 19 às 22h.
Aula 1 (12 de Janeiro) : Mídia e educação
Primeira parte:
retrospecto da educação no Brasil nos últimos 50 anos
discussão sobre estratégias educativas e usos midiáticos
internet e a revolução na disseminação do conteúdo
seleção e produção de conteúdo
estratégias de ensino presencial e a distância (didática)
campo teórico e metodológico
Segunda parte
Oficina de criação de projetos- módulo 01
(definição coletiva de tema, ferramentas web, novas mídias)
Aula 2 (13 de Janeiro): Arquitetura de informação
Primeira parte:
mecanismos de busca de conteúdo
indexação/tags
hierarquização da informação
consistência
Segunda parte:
Oficina de criação de projetos- módulo 02
(divisão em grupos, contemplando diferentes clientes: ONG´s, escolas, governo e empresas
discussão de objetivos, justificativa, público-alvo)
Aula 3 (14 de Janeiro) : Sociedade em rede
Primeira parte
construção de jogos
produtos de entretenimento
ferramentas colaborativas
web 2.0
análise crítica de mídia digital
Segunda parte:
Oficina de criação de projetos- módulo 03
(orçamento, possíveis patrocinadores, aferição de resultados, desenho de equipe)
Aula 4 (15 de Janeiro): Oficina de criação de projetos
Primeira parte
fundamentos de pesquisa qualitativa e quantitativa
monitoramento
criação de indicadores
o que aprendemos com nossos projetos? Documentação de processos
exemplos práticos de monitoramento de resultados
Segunda parte
Oficina de criação de projetos- módulo 04
(Apresentação dos projetos desenvolvidos pelo grupo para análise coletiva de viabilidade)