terça-feira, 15 de dezembro de 2009

1a. ECOVEGETAL, em Curitiba

Mostra Cultural e Educacional em Defesa Vegetal

A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, lançou nesta terça-feira, 15/12, um novo programa de educação e de conscientização sobre a importância da agricultura e da defesa vegetal para o desenvolvimento sustentável. Trata-se da 1ª edição da EcoVegetal - Mostra Cultural e Educacional em Defesa Vegetal -, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná, UFPR - Campus Agrárias, em Curitiba.

A iniciativa tem como objetivos destacar a contribuição da agricultura para a sustentabilidade sob os aspectos econômico, social e ambiental do país. Ao mesmo tempo, ressaltará a importância do controle de pragas para a competitividade agrícola. O evento também mostrará o papel decisivo do uso correto dos defensivos agrícolas como tecnologia para a produtividade no campo e a geração de alimentos saudáveis, fibras e fontes renováveis de energia.

Esta edição tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do estado. O projeto da Mostra Vegetal foi desenvolvido pela Ehco, agência ambiental paranaense. Os próximos eventos acontecem dia 16, em Ponta Grossa, e dia 18, em Guarapuava, no Paraná.

A EcoVegetal se desenvolve em tendas montadas sempre em locais abertos ao público, como campus de faculdades e parques de cidades apropriados para a realização de eventos. "A programação consistirá de palestras para públicos adultos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas", explica Luís Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef. "Já para o público infanto-juvenil, foram criadas apresentações cênicas cujas mensagens procuram despertá-lo para a importância da agricultura como geradora de alimentos e da preservação ambiental", completa Ribeiro.

Como são as atividades durante a EcoVegetal:

Tenda principal:

- Palco para apresentações artísticas e palestras cênicas para grupos de até 100 pessoas;
- Tela de plasma, com exibição filmes institucionais da ANDEF;
- Ambientação temática com cesto de pães, sacos de juta com grãos e gôndola com frutas e hortaliças.


Atividade: CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE

- Destinada ao público adulto: técnicos que trabalham diariamente na agricultura, departamentos técnicos (SEAB, SESA e IAP), estudantes (técnicos universitários), assistência técnica (EMATER PR) e professores.
- Como são realizadas: palestra e apresentação cênica com um novo personagem, "Du Croissant", um mestre cuca bem divertido, criado especialmente para o projeto EcoVegetal.
- Distribuição de material informativo técnico e materiais institucionais das entidades realizadoras.


Atividade: MULTIPLICAR INFORMAÇÕES

- Destinada ao público adulto: pais e alunos;

- Como são realizadas: apresentação de peça de teatro. Utilizando argumentos técnicos aliados a elementos cômicos e à interação com a platéia, três folhagens divertidas discorrem sobre a importância dos manejos de defesa vegetal para o controle de pragas que prejudicam a produção de alimentos;

- Entrega de ecobag mediante cadastramento.

fonte: Pauta Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário