quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

LANÇADO O PORTAL ENCONTRO MARCADO

Rio de Janeiro - na última quarta-feira (8/12) o portal www.encontromarcado.net entrou no ar. No coquetel de lançamento algumas das personalidades marcaram presença, destacando-se as escritoras Marina Colassanti, Regina Navarro Lins e Suzana Vargas; o escritor e compositor Sergio Natureza e o ceramista Zé Andrade. O comentário geral era sobre a importância de um canal bilíngüe especialmente feito para falar sobre os 120 participantes do projeto Encontro Marcado e agora aberto a todos os internautas



(da esq. para dir.) Fabiana Colassanti (produtora da primeira fase do Encontro Marcado), Suzana Vargas (Estação das Letras), Marina Colassanti (escritora) e Lucia Koury (Editora Outras Letras)

(à frente) André Vallias (designer e criação do portal Encontro Marcado), Pedro Nin (produtor cultural) e Regina Navarro Lins (escritora e sexóloga) - (ao fundo) Sergio Natureza (compositor e poeta) e Zé Andrade (ceramista).

O patrocinador Ponto Frio foi representado por Silvia Grenbaum – Gerente da Fundação Ponto Frio, que se mostrou satisfeita ao comprovar que a verba contribuiu para que a cultura, a literatura e as artes plásticas tenham uma visibilidade maior através do acesso ao portal.

(à frente, da esq. para dir.) - Jorge Brenand Jr. (criador dos programas de TV do Encontro Marcado), Silvia Grenbaum (Fundação Ponto Frio) e Pedro Nin (produtor cultural )

A partir de agora, é possível ver vídeos e matar as saudades de grandes nomes como Almir Chediak, Antonio Callado, Artur da Távola, Augusto Boal, Carlos Scliar, Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Fausto Wolff, João Antonio, Jorge Amado, Josué Montello, Maria Clara Machado, Mario Quintana, Mauro Rasi, Moacyr Félix, Orígenes Lessa, Oswaldo França Junior, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queirós, Rubem Braga, Waly Salomão e o grande escritor Fernando Sabino, cujo romance inspirou o nome do projeto – Encontro Marcado.

Além dos vídeos, tem a biografia, perfil, obra, seleção do autor e opiniões sobre o trabalho desses autores, artistas e pensadores. Algumas informações são de 2009; outras, de dez anos atrás. Aos poucos todo o conteúdo do site vai ser atualizado.

De uma forma ou de outra, as curiosidades são muitas e por vezes o leitor irá se surpreender com algumas pérolas do mundo artístico, como:

• Em 1973, Zé Andrade transfere-se para o Rio de Janeiro e vive temporariamente nas areias de Copacabana, como um hippie

• O caricaturista Lan (Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini nascido na cidade italiana Montevarchi, em 1925) se define como “um preguiçoso que, como Caymi, acabou dando certo.”

• "Dos Marios, o pior" – por Mário Prata.

• Os “atuais” depoimentos de Armando Nogueira sobre a violência do esporte.

• Norma Bengell conta que começou sua carreira aos 16 anos, como manequim da Casa Canadá, e que seu casamento com o ator italiano Gabrielle Tinti foi realizado dentro do estúdio da Vera Cruz, em São Paulo, pois a agenda dos dois estava lotada de compromissos.

• Marina Colasanti diz que escrever é “o cavalo da minha fantasia”.

• “Minha vida não passou em branco. Tem muitas páginas escritas e muitas ainda por escrever.", profetiza Sergio Natureza.

• Em críticas, J.Ferreira dos Santos diz: “Praticamente exilada das livrarias e do interesse dos leitores, a poesia é resgatada com carinho e lucidez por Suzana Vargas, e os preconceitos do hermetismo e da inocuidade com que os versos modernos foram vitimados são postos por terra com explicações acessíveis até aos mais refratários.” (In: Jornal do Brasil, 1997)

• José Miguel Wisnik, curiosamente comenta que sua característica mais saliente é a versatilidade.

• O cineasta Jon Tob Azulai define "a vida pode ser tudo que quisermos, mas nunca tão ridícula e absurda”.

• “Nunca fiz uma canção: só fiz tentativas, diz Tom Zé.

• Nelson Motta declara: “Sou um falso carioca de 63 anos”.

• Tony Belotto decide ser guitarrista de rock depois de ler uma reportagem sobre Jimi Hendrix na revista Manchete.

• "Quando estou em processo de criação, rôo as unhas até o bagaço", segundo Deborah Colker.

E tem mais, muito mais fatos interessantes no portal www.encontromarcado.net, que, a partir de agora, aguarda os cliques de todos aqueles interessados no mundo da cultura brasileira.


Para saber mais sobre o portal Encontro Marcado

O pioneirismo de um projeto que levou escritores às universidades das capitais e das grandes cidades de norte a sul do país, certamente acrescentou cultura e informação que não estavam nos livros. Esse era o objetivo do Encontro Marcado nos anos 80, criado pelo jornalista Arakén Távora* e patrocinado pela IBM Brasil. A internet ainda não estava presente no cotidiano dos estudantes. Então, plateias ansiosas lotavam os auditórios para ouvirem os autores, ainda desconhecidos de muitos, verem um vídeo com a vida, a obra e o processo criativo dessas personalidades, e, no final, fazerem perguntas aos grandes mestres da literatura brasileira.


Os vídeos produzidos durante essa primeira fase foram doados a todas as instituições educacionais por onde o projeto passou, e, também aos Museus da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo, à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Washington, DC.), e a todas as embaixadas de países de língua portuguesa.


A disseminação da literatura no Brasil fez dos autores verdadeiras celebridades, antes reservadas aos grandes nomes com cadeiras na Academia Brasileira de Letras. Nos anos 90, o excelente retorno dessa grande “sacada” ganhou uma nova versão – o Encontro Marcado com Arte – passando a difundir grandes nomes do meio artístico e cultural, de atores de teatro e cinema aos cineastas, de cantores a pintores a escultores, de compositores e apresentadores a caricaturistas. A importância desses artistas e seus depoimentos foi tamanha que, durante três anos, os vídeos fizeram parte da grade de programação de algumas televisões (Bravo Brasil da TVA e Multishow); e atualmente está no Espaço Memória no Canal Brasil – 66 da Net. Esta segunda fase teve a competente direção de Jorge Brennand Jr. e a produção da Work Vídeo.


Os primeiros vídeos dos autores literários, sob a direção e realização de Arakén Távora em 1996, foram doados ao MEC (disponível na Secretaria de Educação a Distância e INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ao todo são 53 programas de pluralidade cultural em que romancistas, poetas, cronistas, dramaturgos e outros criadores falam de suas formas de escrever e ver a vida.


Esse conjunto de vídeos gerou um acervo com o relato de mais de 120 nomes do universo artístico brasileiro e agora, com o patrocínio do Ponto Frio, da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e da Eureka Imagens e Idéias, está disponível ao público através do portal bilíngüe www.encontromarcado.net, lançado no dia 8 de dezembro de 2009.


Segundo a ex-funcionária da IBM, responsável pelo projeto na empresa e agora sócia da Eureka Imagens e Idéias, Bete Calligaris fala sobre o portal: “ Tenho verdadeira devoção por esse projeto. Uma idéia simples que influenciou a vida de muita gente – tanto dos estudantes, quanto dos próprios autores. Com certeza a nossa perseverança em manter esse rico acervo e agora conseguir disponibilizá-lo na internet será de grande valia para as futuras gerações. Sinto que cumpri o meu dever com o nosso querido Arakén.”


No portal estão disponíveis dados biográficos e vídeos com mensagens gravadas por personalidades, tais como Adélia Prado, Adriana Calcanhotto, Affonso Romano de Sant’Anna, Alceu Valença, Almir Chediak, Ana Botafogo, Ana Miranda, Antonio Callado, Antônio Nóbrega, Antonio Torres, Ariano Suassuna, Armando Nogueira, Arthur Omar, Artur da Távola, Augusto Boal, Autran Dourado, Belisário Franca, Betty Milan, Bráulio Tavares, Cacá Diegues, Carla Camurati, Carlos Eduardo Novaes, Carlos Heitor Cony, Carlos Scliar, Celso Fonseca, Chico Anysio, Chico Buarque, Chico Caruso, Christina Oiticica, Daniel Azulay, Deborah Colker, Deonísio da Silva, Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Doc Comparato, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Eliane Maciel, Elisa Lucinda, Elke Maravilha, Elza Soares, Eric Nepomuceno, Euclydes Marinho, Fagner, Fausto Fawcett, Fausto Wolff, Fernanda Montenegro, Fernando Gabeira, Fernando Morais, Fernando Sabino, Ferreira Gullar, Flora Purin, Garcia-Roza, Geraldo Carneiro, Gil Vicente, Gilberto Gil, Guilherme Zarvos, Guinga, Haroldo Costa, Hermano Viana, Hermínio Bello de Carvalho, Ignácio de Loyola Brandão, Jaguar, Jards Macalé, João Antonio, João Ubaldo Ribeiro, Jom Tob Azulay, Jorge Amado, Jorge Mautner, José Louzeiro, José Miguel Wisnik, Josué Montello, Juarez Machado, Lan, Lenine, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Carlos Lacerda, Luiz Carlos Maciel, Luiz Cláudio, Luiz Vieira, Lygia Fagundes Telles, Manoel Carlos, Marcio Souza, Marcos Valle, Maria Clara Machado, Marilia Kranz, Marina Colasanti, Mário Prata, Mário Quintana, Mauro Rasi, Miguel Paiva, Millôr Fernandes, Milton Nascimento, Moacyr Félix, Moacyr Scliar, Nélida Piñon, Nelson Motta, Nelson Pereira dos Santos, Norma Bengell, Orígenes Lessa, Oswaldo França Júnior, Oswaldo Montenegro, Paulo Coelho, Paulo Mendes Campos, Pietrina Checcacci, Rachel de Queiroz, Raquel Jardim, Regina Casé, Regina Navarro Lins, Robertinho do Recife, Rubem Braga, Rubens Gerchman, Salgado Maranhão, Sandra Kogut, Sergio Britto, Sérgio Cabral, Sergio Natureza, Silviano Santiago, Simon Khoury, Suzana Vargas, Thiago de Mello, Tizuka Yamasaki, Tom Zé, Tonia Carrero, Tony Bellotto, Túlio Mourão, Tunai, Wagner Tiso, Walmor Chagas, Walter Lima Jr., Waly Salomão, Zé Andrade, Zelito Viana, Ziraldo e Zuenir Ventura.


O projeto foi marcante na vida de vários artistas, dentre eles, alguns notáveis que dão seus depoimentos:


"Como se estátuas rissem, chorassem ou soluçassem, dissemos para o escuro de câmeras aquilo que não podíamos calar. Muito antes de bloguear, tuitar e fazer muitas artes na Internet, demos a outra face, sussurramos as nossas confidências e produzimos novos leitores para nossos livros e para livros alheios. Foram tempos gloriosos, que hoje renascem com muito mais alcance. Os idealizadores e realizadores do Projeto Encontro Marcado com a Arte fizeram um trabalho heróico para a literatura e a arte brasileiras". - Deonísio da Silva


"Abre-se um segundo portal para que os depoentes tenham seus depoimentos, como sóis, preservados mesmo depois dos poentes. O projeto é uma prova cabal de que ainda há vida inteligente". – Sergio Natureza.


"Afora a parte que me cabe neste latifúndio, considero o acervo do Encontro Marcado fundamental para inspirar os futuros carnavais das artes no século XXI." – Geraldo Carneiro.


"Para mim foi muito gratificante participar do Projeto Encontro Marcado, tendo até sugerido que se fizesse um livro com o conjunto das entrevistas, mostrando o que há de melhor na cultura brasileira. Felizmente, agora, podemos reaver toda essa riqueza, essa multiplicidade de ideias, num momento tão carente de reflexão." – Salgado Maranhão.


“O projeto Encontro Marcado da IBM,com o memorável Arakén Távora, virou um marco histórico. Foi o primeiro grande programa nacional para levar escritores a todo o pais.Tendo registrado em vídeo a vida dos autores, virou material de memória e pesquisa." – Affonso Romano de Sant’Anna.

Talvez Arakén Távora, ao nomear o projeto de “Encontro Marcado” – título tomado de empréstimo de seu grande amigo, o escritor Fernando Sabino -, não tivesse vislumbrado o significado do termo na atual linguagem da internet. Se, para os jovens “um encontro marcado pela internet, pode ser um encontro de alto risco”, o portal www.encontromarcado.net mostrará um conceito mais amplo e educativo para os internautas - um encontro com os maiores nomes da arte e literatura contemporânea.

*Arakén Távora (1931-1991) paranaense de Ribeirão Claro, foi um dos mais conhecidos jornalistas brasileiros. Em quase quatro décadas de atividades profissionais passou por redações famosas como os “Diários Associados” (em seus anos de maior glória), "Manchete", "Tribuna da Imprensa" (no Paraná com atuações em “O Estado”, TV Tibagi, além da revista "Panorama"). Produziu o histórico programa "Os Mágicos" para a TVE, que mereceu o troféu “AnaTerra” em 1978 e, em 1980, o “Golfinho de Ouro” do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro. Antecipando-se do que se tornaria um modismo na imprensa americana - a publicação de livros-reportagens, como “Brasil, 1º. de Abril”, publicado em 1964, dentre outros livros.


BGSComunica Assessoria de Imprensa
Liz Boggiss - Jornalista (MTB 26889)
Tel (21) 3215-0833 / 9973-0833 / 7172-8833
bgscomunica@gmail.com / lizboggiss@gmail.com
http://bgscomunica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário