Modelo Rubber Boots da P.
Logo que começaram a surgir, na década de 70, as sandálias de couro com solado feito de pneu eram moda apenas entre os jovens. Símbolo hippie, elas já levavam consigo o discurso de cuidar do ambiente, adiantando a onda da reciclagem, bem mais forte atualmente. Mas só na primeira década dos anos 2000, com o "boom" dos produtos ecologicamente corretos, é, de fato, ganharam status.
Aproveitando esse momento em que a questão verde está mais do que em pauta – virou, inclusive, assunto obrigatório - a multinacional Pirelli (famosa por fabricar pneus) resolveu se dedicar à moda e investir em uma linha de produtos com os quais pudesse aproveitar o que cria aos milhares. Foi assim que, em 2003, nasceu a "P.". Mas só nesta última coleção para o outono-inverno 2009 que os produtos pegaram embalo no circuito fashionista.P-Bag modelo Heather.
A coleção chamada "P-Bag" conquistou as tops Naomi Campbell, Kate Moss, Linda Evangelista e Valéria Mazza principalmente pela versatilidade do design. Feitas em couro com acabamento em borracha, as bolsas viraram objeto de desejo. Como quase tudo que leva o rótulo "eco" hoje em dia elas custam caro, com preços chegando custar a exorbitantes 750 euros.
Além das bolsas, a marca também cria calçados. A galocha de borracha com as típicas ranhuras de pneu no solado está calçando o pé de quem tem bom gosto e mais 120 euros para comprar a peça considerada a eco-boot do momento na esfera fashion européia.
Sandálias Góoc
No Brasil existem vários produtos no mercado feitos de material reciclável. A Góoc (ex-Yepp), por exemplo, é a marca mais ativa nesse segmento, trabalhando com calçados e acessórios. Mais de um milhão de pneus usados já foram reutilizados na produção de solados.É bem verdade que, nesse caso, não existe nada de atrativo ou de diferente no design das peças. Diferente da Pirelli, que conseguiu unir a força da boa causa a um produto de causar cobiça. Porém, uma coisa é certa, enquanto apenas alguns podem adquirir uma bolsa ou um calçado Pirelli, as sandálias Góoc podem ser usadas por milhares de pessoas já que seus valores variam entre módicos R$ 19 à R$ 110. Bem mais democrático você não acha?
por Luty Vasconcelos - 9 de dezembro de 2009
fonte: www.colheradacultural.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário