CONVITE
Cidadãos,
No dia 2 de Outubro o Rio de Janeiro foi eleito pelo Comitê Olímpico Internacional como sede das Olimpíadas de 2016. "Vitória de todos", "Sonho" e outros termos têm sido utilizados para vender a realização de Megaeventos Esportivos na cidade como uma prioridade, criando-se um (falso) consenso de que eles só trazem benefícios.
É verdade que o carioca gosta de gente, festa, aglomeração e casa cheia! Contudo, a experiência concreta que temos dos Jogos Pan-americanos de 2007 foi cercada também de frustrações, elefantes brancos, irregularidades, ausência de legado social e de infra-estrutura e estouro no orçamento - tudo com dinheiro público.
Para impedir que mais uma farsa se repita é necessária uma intervenção firme e forte do conjunto da sociedade. Um evento de menos um mês não pode estar acima das prioridades dos cidadãos do Rio de Janeiro!
Desde 2005 associações de moradores, organizações sociais e pesquisadores do esporte tem se articulado, em conjunto com o Fórum Popular do Orçamento, em torno do "Comitê Social do Pan", a fim de resistir e monitorar as conseqüências do PAN 2007 para a cidade.
Com a concretização do RIO 2016 e a previsão de outros eventos como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e a Copa do Mundo de 2014 os desafios serão maiores.
Com esse objetivo é queO "Comitê Social do Pan" e diversas organizações do Rio de Janeiro estão convocando uma reunião de articulação a fim de trocarmos experiências, definirmos estratégias conjuntas e uma agenda de luta para os próximos anos. Nossa meta é o fortalecimento da participação e incisão da sociedade civil sobre os Mega Eventos Esportivos para que estes não reproduzam mais desigualdades.
DATA e HORA: dia 8 de Dezembro, terça-feira, às 18h.
LOCAL: CORECON-RJ (Av. Rio Branco, 109/16ª).
Algumas das questões a serem contempladas no encontro:
· Conhecimento e informações concretas sobre as intervenções já previstas em diversos pontos da cidade, como Barra, Maracanã, Deodoro, Zona Sul e Centro;
· Organização de uma atividade-seminá rio mais ampla; articulado com o Ato Unitário, em construção pelo movimento social, programado para acontecer durante o Fórum Urbano Mundial no Rio de Janeiro, programado para março de 2010;
· Posicionamento frente à criação da Autoridade Pública Olímpica (prevista também para março, segundo a mídia);
· Busca por estratégias e ações comuns com aliados em todos os níveis: municipal, estadual, nacional e internacional;
· Fortalecimento da resistência às remoções promovidas em nome dos megaeventos esportivos, especialmente na Comunidade Vila Autódromo, até o momento a mais ameaçada;
· Posicionamento em relação a outras temáticas gerais propostas no dossiê de candidatura: infra-estrutura, orçamento, políticas sociais, participação e envolvimento de demais setores da sociedade.
Favor confirmar a presença pelo email: fporiodejaneiro@ gmail.com
Até lá,
Comitê Social do Pan
Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ)
Fórum Popular Orçamento do Rio de Janeiro (FPO-RJ)
Instituto Políticas Alternativas para o ConeSul (PACS)
Federação de Remo do Rio de Janeiro
SOS Parque do Flamengo
Nenhum comentário:
Postar um comentário