segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aprender novos idiomas nas Redes Sociais

Redes Sociais para aprender outros idiomas

Com uma dose de dedicação e tempo qualquer um pode aprender um novo idioma sem gastar nada. Basta entrar em uma das redes sociais voltadas para o aprendizado de outras línguas. Nessas redes você se cadastra, informa sua localização, idioma nativo e os que têm conhecimento. A partir daí você deve encontrar pessoas que possam te auxiliar no seu aprendizado, seja corrigido seus exercícios ou conversando. Uma forma simples e funcional de aprender.

LiveMocha




O mais popular de todos os sites, apontado por algumas publicações tecnológicas como o “Facebook do aprendizado”. Essa comunidade foi criada em 2007 em Seatle, Estados Unidos. O Live Mocha oferece cerca de 30 cursos gratuitos. É possível aprender de inglês ao russo, mandarim, hebraico ou árabe. Não importa. Se estiver entre as mais faladas do mundo, certamente ela consta no LiveMocha. Como em qualquer curso de idioma, você começa no básico e deve entregar exercícios textuais e até pronúncia. Depois de enviados, os exercícios ficam disponíveis para correção de outros membros da comunidade, que podem fazer isso com texto ou áudio.

Para estimular a participação, a rede distribui condecorações aos usuários, que podem ser eleitos estudantes ou professores da semana. O LiveMocha não foge do sentindo de outras redes sociais, lá é possível fazer amigos batendo papo ou enviando mensagens.

O serviço disponibiliza pacotes pagos que são mais completos por disponibilizar lições de áudio complexas e vídeos. Para se matricular em um curso gratuito, você deve buscar a língua do seu interesse e selecionar “começar uma versão livre”. Nenhuma das opções gratuitas foram retiradas desde que o site passou a cobrar por pacotes avançados. Portanto, o LiveMocha nunca deixou de ser gratuito. .

XLingo




Semelhante ao Livemocha e com boa aceitação, também. Possui a opção de cursos gratuitos e pagos, além de uma interessante ferramenta que busca automaticamente perfis parecidos com o seu. Nele pode-se criar flashcards, fóruns, salas de chat e blogs. Ponto negativo para a quantidade de spams e usuários que estão deixando a rede.

LingoFriends

Esse tem uma proposta diferente dos demais. Nessa rede social não há matérias, aqui você deve buscar por um mentor e iniciar contato. O segredo é buscar alguém que tenha interesse pelo português ou algum idioma que você domine, e que o mesmo saiba o idioma que você quer. A busca do mentor pode ser refinada e inclui critérios como gênero, idade, localização e interesses. O Lingofriends dispõe somente de um sistema de mensagens semelhante a um e-mail, por isso, muitos buscam manter contato pelo Windows Messenger, Skype ou outros comunicadores instantâneos.

Sharedtalk


Interessante e completo, pena que está em fase de testes e não apresenta um layout digno as suas funções. Disponibiliza cerca de 110 idiomas que são falados em 172 países. A proposta se assemelha ao do LingoFriends, mas esse permite opções avançadas de conversação. Aqui se pode bater papo por mensageiro instantâneo e voz. Já dispõe de uma boa aceitação na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário