sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quadrinhos ambientalistas


Luiz Paulo Vieira Ribeiro, cartunista e criador dos ECOMEN

O publicitário carioca Luiz Paulo Vieira Ribeiro talvez não seja conhecido nas rodas ambientalistas. Mas recentemente seu amor pelo desenho tem difundido uma mensagem diferente pelas redes sociais como o Facebook e o Twitter: "ambientalismo com humor". Um cartunista habilitoso, Ribeiro é o criador dos Ecomen, ou eco-homens (em tradução livre), um grupo de super heróis que protege as florestas, a atmosfera e a água. O vilão existe, é claro: o empresário WC Poluente, uma figura sem escrupúlos, bem longe de ser um praticante do que hoje se convencionou chamar "responsabilidade empresarial".

Em entrevista ao ((o))eco, Ribeiro contou um pouco sobre seus personagens. Revela como desde o início de sua empreitada com os Ecomen ele enfrenta a dificuldade de competir com a mídia dominante. Mas espera mudar jovens com seus desenhos, ter "uma legião de fãs e, daqui a vinte anos, ter toda uma geração realmente ambientalista, de dentro para fora."

Confira a entrevista e veja as tirinhas do Ecomen abaixo.

Conte sobre você, sua profissão, como começou a fazer ilustrações?
Luiz Paulo Vieira Ribeiro:
Sou publicitário, uma atividade de altíssimo risco e baixíssima remuneração. Diretor de arte. Tenho 53 anos. Comecei a desenhar muito pequeno e tento aprender até hoje.

Como surgiu a série Ecomen?
LPVR: Os Ecomen surgiram em 1991, em parceria com minha amiga Lis Ruiz, ela sim grande ilustradora. A idéia era lançar a revista e cinco animações em uma promoção patrocinada pela Brahma (Guaraná) a ser veiculada no programa da XUXA. Troque "x" embalagens de guaraná por uma revista...Isso na semana da Rio 92. O projeto chegou a ser aprovado e a verba cortada nas últimas horas. Não aconteceu e hoje penso que passados quase 20 anos poderia ter uma geração com mais de 30 anos, "ECOMENIZADA", evitando muita coisa estúpida que ainda ocorre. Mas a idéia não morreu.


O que espera com a série, você olha isso mais como uma jogada profissional ou um projeto paralelo?
LPVR: É a história de uma vida! Não sou ecologista, sou comunicador. Vejo a falta que faz um símbolo forte, um ícone, na luta pela preservação da natureza e vejo que passar isso para crianças é muito mais efetivo. Todas as iniciativas ambientalistas são muito importantes mas não chegam à massa, como a novela da Globo, como a Pucca, os Padrinhos Mágicos e o SHREK. Quero me dedicar, totalmente, aos Ecomen com o objetivo de torná-los conhecidos do grande público. Só assim conseguirei patrocínio para poder levá-los mais além. O além significa vê-los com uma legião de fãs e, daqui a vinte anos ter toda uma geração realmente ambientalista, de dentro para fora.


Você já publicou as tirinhas ou outros quadrinhos do Ecomen? Qual tem sido a resposta do público?
LPVR: Engraçado é que até hoje, só foi publicada uma tira no GLOBO eassim mesmo numa sessão específica TIRINHA DO LEITOR, há uns 15 ou 20 dias atrás. Após a publicação tentei contato com eles mandando outras tiras, escrevi para a editora do Planeta Terra, revista semanal encartada no GLOBO e eles simplesmente ignoram, nem dão recebimento no e-mail . A resposta do público não conheço. Quem vê me diz que acha bom (mas são suspeitos) e no Twitter tenho tido a melhor resposta até agora. É muito difícil fazer HQs e animações no Brasil, não faz parte da nossa indústria cultural. No início pensava que a relevância do tema os levaria ao sucesso incondicional, hojepenso que a relevância do tema é o que os mantém na escuridão. Interesses obscuros...talvez os W.C. da vida sejam quem mais entende o poder dos ECOMEN e os temem.


Você quer atingir crianças e adolescentes; fale um pouco mais sobre isso.
LPVR:
Todo mundo tem o seu SUPER HERÓI. Todos fomos influenciados por histórias que lemos na infância e adolescência. Crianças e adolescentes, têm a mente mais aberta. Introduzir conceitos ambientalistas em suas cabeças é muito mais possível que mudar o pensamento de madeireiros, garimpeiros e industriais que vivem e enriquecem poluindo e destruindo. A idéia inicial era que 20 anos após 1992, o mundo já estaria lotado de ambientalistas de coração. A causa é boa. Para reforçar a idéia, quando eu era jovem, fumar era glamouroso, elegante; hoje é sujo e execrável. Já pensou se os ECOMEN tivessem aparecido lá atrás, ainda no Século XX? Poderia ter acontecido! Tenho desenvolvido e apresentado diversos projetos a empresas e governos, participado de programas de patrocínio e tudo sempre voltado para o público infantil mas as pessoas não levam muito a sério. "Historina em quadrinhos é coisa de criança!". E é mesmo. Só que as crianças crescem...


por Gustavo Faleiros via http://www.oeco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário