sexta-feira, 6 de agosto de 2010

I Prêmio de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro

Fetranspor premiará melhores trabalhos na área de mobilidade

A Fetranspor está lançando o I Prêmio de Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é estimular e reconhecer as melhores práticas ligadas ao tema no Estado do Rio de Janeiro.

Dividido em cinco categorias, o PMU também tem por finalidade contribuir para promover ou melhorar a sustentabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida da população carioca e fluminense. Os vencedores receberão prêmios com valores variando de R$ 5 mil a R$ 15 mil, e um troféu correspondente à categoria na qual competiram, em cerimônia oficial a ser realizada no dia 11 de novembro, durante o Congresso sobre Transporte de Passageiros (Etransport).

As cinco categorias são educação e cultura, jornalismo (impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo), planejamento de transportes e tecnologia, relacionamento com clientes e responsabilidade sócio-ambiental. Maiores informações sobre como participar e se inscrever, bem como sobre os critérios de premiação, podem ser encontradas no site http://www.pmu2010.com.br/.

A mobilidade urbana é um tema ainda mal conhecido, mas que está assumindo uma dimensão cada vez mais importante em nossa sociedade. Para muitos é só uma expressão que veio a substituir um campo de conhecimento antes conhecido como ‘transporte e trânsito’, mas o conceito é ainda mais amplo: a mobilidade urbana diz respeito à qualidade de vida nas cidades, que sofrem com o acelerado processo de urbanização por que passa o mundo moderno.

A mobilidade está ligada diretamente ao desenvolvimento urbano e à renda da população. Não é demais dizer que quanto maior a mobilidade de um povo, mais dinâmica é a nação. Porém, é preciso cuidado, já que o crescimento desordenado e sem planejamento da mobilidade urbana também pode dar origem a inúmeros problemas e transtornos. Por isso mesmo, ela precisa ser sustentável.

Como federação que congrega 10 sindicatos e 211 empresas de transporte coletivo urbano, interurbano e de turismo e fretamento por ônibus, responsáveis pelos deslocamentos da maior parte da população carioca e fluminense, a Fetranspor vê na iniciativa de criação do prêmio uma excelente oportunidade para atuar como agente de transformação, colocando o tema da mobilidade na pauta de discussões de toda a sociedade:

- A Fetranspor tem como missão promover a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida das pessoas. A criação do prêmio não só é uma forma de exercer o seu papel no desenvolvimento urbano, como também coloca em perspectiva as mudanças pelas quais o Rio de Janeiro passará nos próximos anos, com todos os eventos que sediará – afirma o Diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor, João Augusto Monteiro.

Outras informações:

Suzy Balloussier: 9984-8576

Marcos Machado: 8816-4923

Sílvio Rabaça: 9275-3787

fonte: http://www.jornalistas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário