segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma horta no apartamento

Plante uma horta no seu apartamento

Tomando sol na janela manjericão, alecrim, cebolinha e tomilho - foto:Eric Allix Rogers

Quando pensamos em horta, a imagem que vem à cabeça são aqueles grandes espaços de terra, em locais tranquilos e pouco habitados do campo. Mas os moradores de grandes cidades cada vez mais têm descoberto as vantagens – e facilidades – de se criar pequenas plantações dentro de apartamentos. São ótimas para cultivar ervas usadas para tempero, como manjericão, manjerona, cebolinha, hortelã, sálvia ou capim-limão.

A primeira vantagem é evitar o desperdício, já que muitas plantinhas amarelam poucas horas depois de chegarem da feira. A segunda vantagem é que, cultivando a própria comida, há garantia de que ela está livre de agrotóxicos. O custo não passa de R$ 10 ou R$ 15 por floreira e o tempo de preparo da terra, uns 10 minutos, além da rega diária. Onde deixar os vasinhos? Na varanda, na janela, até mesmo no varal (pendurada por um pregador). A única exigência é que bata sol, de preferência pela manhã.

Confira um passo a passo para montar a sua horta de apartamento.

  • Compre uma floreira ou prepare um recipiente – vale até mesmo as cestinhas em que são colocados os pregadores (boas opções para serem penduradas no varal ou com uma cordinha, perto da janela).
  • No fundo do vaso, coloque brita, pedras, carvão ou bolinhas de argila.
  • Depois, coloque a terra, deixando ainda um bom espaço para a superfície. Para iniciantes, vale comprar a terra já preparada (ela deve ser mista: 1/3 da vermelha, 1/3 da preta e 1/3 de húmus de minhoca e areia, tudo misturado)
  • Insira a muda escolhida (os temperos, como o manjericão, são boa opção para começar), mas não force, para que a raiz não fique machucada. Logo depois, cubra com mais terra. Por cima, podem ser colocadas pedras para enfeitar.
  • Agora é só regar e esperar que sua plantinha renda bons temperos.

Gostou do assunto? No post de amanhã, aprenda a preparar “pesticidas caseiros”, que reavivam plantas destruídas por parasitas. E não deixe de conferir a demonstração da paisagista Kátia de Camargo, no vídeo produzido pela Veja.com.

Horta urbana: quando as pragas atacam

Ele é bonitinho, mas está comendo o meu manjericão - foto: Edudflog

Ter uma horta em casa é ótimo até que… surgem as pragas. Apesar de potencialmente destruidoras, é fácil detectá-las. A planta para de crescer, perde vitalidade e, em alguns casos, é possível até ver bichinhos quase microscópicos andando entre as folhas. A solução é contra-atacar com “pesticidas” caseiros que, claro, não têm químicos.

— Recomendo o fumo de corda, que é natural. As pessoas jamais devem utilizar agrotóxicos em casa, principalmente se tiverem crianças ou animais no local, sugere o agrônomo Alexandre Furcolin. Confira a receita caseira fornecida por ele para dois pesticidas ecológicos:

Fumo de corda – pique fumo de corda e coloque em álcool, na proporção de 10 gramas para 50 mililitros, acrescentando a mesma quantidade de água. Deixe curtir por 15 dias e, então, dissolva 10 gramas de sabão neutro em 1 litro de água e acrescente à mistura. Pulverize a planta atingida.

Mistura de camomila – misture 50 gramas de flores de camomila a 1 litro de água e deixe curtir por três dias. Durante esse tempo, agite o conteúdo quatro vezes ao dia. Para usá-la, coe e pulverize na planta.

Essas quantidades são suficientes para pulverizar alguns vasos, por pelo menos um mês, a cada dois dias.

Fonte: http://www.oecocidades.com - Por Lúcia Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário