quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fórum de Psicanálise e Cinema - RJ

Fórum de Psicanálise e Cinema encerra temporada 2009 com "Um Bom Ano" - 27/11

No dia 27 de novembro (sexta-feira), o filme "Um Bom Ano" fecha as atividades de 2009 do Fórum de Psicanálise e Cinema, mostra que contextualiza temas psicanalíticos na sétima arte. A sessão, seguida de debate com o psicanalista Waldemar Zusman, da Associação Psicanalítica Rio 3, acontece às 18h, no Auditório Vera Janacopulos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Av. Pasteur, 296, Urca. A entrada é franca.

No longa, dirigido por Ridley Scott, Russel Crowe vive Max Skinner, um britânico, investidor da bolsa, que só pensa em ganhar dinheiro e é odiado por todos. Quando seu tio Henry (Albert Finney) morre, ele herda uma vinícola na França e rapidamente pensa em vendê-la. O que parecia uma simples negociação das velhas terras se transforma no reencontro de Skinner consigo mesmo. O filme, lançado em 2006, conta com um elenco de peso: ao lado de Crowe e Finney, estão astros como Marion Cotiilard (de "Piaf, um Hino ao Amor") e o jovem Freddie Highmore (de produções como "Simplesmente Amor" e a refilmagem de "A Fantástica Fábrica de Chocolates").

SOBRE O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA
Realizado uma vez por mês na UNIRIO, sempre às sextas-feiras, o Fórum de Psicanálise é fruto de uma parceria entre a UNIRIO e a AP RIO3. Na temporada de 2009, já passaram pela mostra sucessos de público e crítica, como "Foi Apenas um Sonho" e "Um Beijo Roubado". O Fórum é coordenado pelos psicanalistas Waldemar Zusman e Neilton Silva, da AP Rio 3, e pela professora Ana Lúcia de Castro, da Escola de Museologia da UNIRIO. Como critério de seleção, o grupo leva em conta a qualidade técnica das obras e a densidade dos temas abordados.

SERVIÇO:
Fórum de Psicanálise e Cinema: exibição do filme "Um Bom Ano" e posterior debate com o psicanalista Waldemar Zusman, da Associação Psicanalítica Rio 3.
Dia 27 de novembro, sexta-feira, às 18h;
Local: Auditório Vera Janacopulos: UNIRIO - Avenida Pasteur, 296, Urca;
Capacidade: 180 lugares.
Entrada Franca.
Sinopse: Um corretor de ações de Londres herda, repentinamente, um vinhedo na região de Provença, na França. Ele planeja vender a propriedade, mas as coisas mudam quando ele acaba se apaixonando pelo lugar. Direção de Ridley Scott.
Duração: 118 min.
Debatedor: Dr. Waldemar Zusman

Nenhum comentário:

Postar um comentário