quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Passeios guiados pela Cidade Maravilhosa

PASSEIOS MARAVILHOSOS PELA CIDADE MARAVILHOSA

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CTC – INSTITUTO DE GEOGRAFIA – NEPEC NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESPAÇO E CULTURA
Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello
Inscrições: roteirosgeorio@uol.com.br celular: 88717238

-------------------------------------------------------------------------------------
Um passeio ao ar livre que é também uma aula de história e de geografia sobre a nossa cidade. Assim o projeto Roteiros Geográficos do Rio é definido por seu idealizador e coordenador, o professor de geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), dr. João Baptista Ferreira de Mello. As caminhadas, sempre gratuitas, que acontecem há oito anos, ganharam espaço na imprensa e têm tido boa resposta por parte do público.
Para o mês de novembro, a programação é a seguinte:

# DESCORTINANDO AS GEOGRAFIAS DO CATETE, FLAMENGO E GLÓRIA
DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2009 – ÀS 9h30 – NO ALTO DO ADRO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
ROTEIRO: Igreja da Glória (visita) – Plano Inclinado - Praça do Russel - Flamengo (Uruçumimim dos indígenas e Henriville da França Antártica) - Castelinho (visita) – Rua Dois de Dezembro, Travessa Pinheiro, Rua Machado de Assis, Galeria do Cinema São Luis - Largo do Machado, Rua Bento Lisboa - Rua Artur Bernardes - Rua do Catete – Museu da República (antigo Palácio do Governo Federal).
_______________________________________________________________

# ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ
26 NOVEMBRO DE 2009, 5ª. Feira, 20h30
ENCONTRO NO ADRO DA CATEDRAL PRESBITERIANA (NA CONFLUÊNCIA DA PRAÇA TIRADENTES COM A RUA DA CARIOCA)
ROTEIRO: ILUMINADOS PRÉDIOS DA CATEDRAL EVANGÉLICA DO RIO DE JANEIRO E REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - CENTRO CULTURAL CARIOCA - IGREJA NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA (E DA ÚLTIMA MISSA DE TIRADENTES) - AV. PASSOS - TERRITÓRIO DA "DASPU" - PRAÇA TIRADENTES DOS TEATROS SECULARES E DOS MODERNOS HOTÉIS - RUA DA CONSTITUIÇÃO - GOMES FREIRE DOS HOTÉIS DE ALTA ROTATIVIDADE - LAVRADIO DOS ANTIQUÁRIOS E CASAS DE SHOWS DE ILUMINAÇÃO MUTANTE – QUARTEIRÃO CULTURAL E DO RIO SCENARIUM - ESPLANADA DE SANTO ANTONIO - LARGO BRAGUINHA (E DE RETUMBANTES MARCHINHAS) - MEM DE SÁ DOS SOBRADOS EXUBERANTES, SAMBA DE RAIZ, MARCHINHAS, MAMBO, FUNK, ROCK, TRAVESTIS E MITOLÓGICA MALANDRAGEM - SECULARES E SIMBÓLICOS ARCOS DA LAPA - RUA JOAQUIM SILVA - ESCADARIA SELARON - IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO DA LAPA - SALA CECÍLIA MEIRELES
Término por volta de 23h30 em tempo de se embarcar no metrô ou de saborear uma pizza na Lapa.
____________________________________________________________________________

FESTEJANDO OS 101 ANOS DA CIDADE MARAVILHOSA
(RE)CONHECENDO O CENTRO DO RIO A PÉ
Dia 29 DE NOVEMBRO DE 2009 – DOMINGO, às 9h55 no Adro do Mosteiro de São Bento (Rua Dom Gerardo 40, 5º andar).
Roteiro: Mosteiro de São Bento (assiste-se a cinco minutos da missa com cantos gregorianos), Vista Panorâmica da Praça Mauá, Área Portuária e Baía de Guanabara, Av. Rio Branco, Largo de Santa Rita/Largo da Sardinha, Rua Teófilo Otoni (e de Lamartine Babo), Av, Presidente Vargas, Igreja Nossa Senhora da Candelária (visita), Centro Cultural Banco do Brasil (intervalo de 15 minutos), Centro Histórico Beira-Mar, Rua Buenos Aires, Beco das Cancelas, Rua do Ouvidor, Travessa do Comércio/ sobrado de Aurora e Cármen Miranda, Praça XV, Paço Imperial e de Isabel de Orleans e Bragança (somente maquete do Centro do Rio e janela da anunciação da assinatura da Lei Áurea), Palácio Tiradentes, Rua São José, almoço (Cinelândia, por volta das 13:30), Cinelândia de arrojado conjunto arquitetônico , Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário