quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

De Maceió a São Miguel dos Milagres

Mar verde, piscinas naturais e pousadas charmosas fazem parte da Rota Ecológica, um dos roteiros mais deslumbrantes do Nordeste

Quem visita Maceió pela primeira vez logo se apaixona. Aquele mar caribenho em tons de verde, com coqueiros a perder de vista, jangadas, barcos de pescadores... Escolha a sua praia urbana: Pajuçara, Ponta Verde ou Jatiúca. É nesta que fica o agito dos bares, animados dia e noite. Também vale embarcar nas jangadas para conhecer as piscinas naturais de Pajuçara, a 2 km da orla. Ao norte há praias mais tranquilas do que as manjadas Francês e Gunga: Pratagi e Ipioca são as melhores.

Mesmo estando a apenas 46 km de Maceió, Barra de Santo Antônio permanece preservada, longe do assédio dos turistas. Quando os turistas chegam, procuram conhecer apenas Carro Quebrado, famosa por suas falésias. São Miguel dos Milagres, localizada a 106 km da capital, tem como trunfo um trecho de praias semidesertas com muitos coqueiros e pousadas charmosas. Quando a maré baixa, formam-se piscinas a 1 quilômetro da costa. O trajeto de jangada é feito em 15 minutos, sobre uma rústica embarcação motorizada que desliza sobre as águas transparentes. Pajuçara, em Maceió: piscinas naturais - Foto: Marcos Antonio Barros

DORMIR E RELAXAR

Em Maceió

Ritz Lagoa da Anta Trata-se de um resort compacto, com quartos confortáveis. A área de lazer é diversificada.
San Marino Suíte Está pertinho da praia de Ponta Verde, a dois minutos de caminhada, numa rua bem sossegada.
Praia Bonita Tem quartos espaçosos e
bem-conservados.

Pousada Vila Serrano, na Chapada Diamantina - Foto: divulgação

COMER, BEBER E VIVER

Em Maceió

Divina Gula Brasileira. Feliz combinação entre as receitas das cozinhas mineira e nordestina.

Lua Cheia Francesa. Serve os clássicos da especialidade, aproveitando bem o frescor de ingredientes locais.

Wanchako Peruana. Seguindo a tendência dos melhores restaurantes de Lima, funde receitas do Peru e do Japão.



Em São Miguel dos Milagres

Aldeia Beijupirá Variada. O restaurante desta pousada serve os mesmos pratos do estrelado Beijupirá, de Porto de Galinhas, criados pela chef Adriana Didier.

Patacho (pousada) Variada. Pratos como o lagostim grelhado na manteiga de pistache estão à altura do visual da praia, uma das mais bonitas da região.

Suspiro limeño servido no restaurante Wanchako - Foto: Marco Antonio Barros

ROTA E CLIMA

Melhor caminho

Até a cidade de Barra de Santo Antônio, a AL-101 permite entrever as esverdeadas praias alagoanas – não é à toa que este trajeto recebeu o nome de Rota Ecológica. A partir daí, a estrada dá uma guinada para o interior. Logo depois de São Luís do Quitunde, deve-se entrar à direita na AL-430 e atravessar Passo do Camaragibe até alcançar os coqueirais de São Miguel dos Milagres.



Veja o mapa ampliado Melhor época

Cidade tropical é assim: calor o ano inteiro, com mais chuva entre março e setembro, períodos em que os hotéis são mais baratos (sobretudo em Maceió).



Previsão do tempo:
Maceió

FONTE: GUIA 4 RODAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário