terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Prêmio "pior" obra de arte de 2009

Cueca velha ganha prêmio de 'pior' obra de arte de 2009

Por Redação, com BBC




Uma cueca velha conquistou o prêmio Turnip de pior obra de arte de 2009 na Grã-Bretanha nesta segunda-feira.

O prêmio Turnip (nabo) para as piores obras de arte foi entregue pela primeira vez em 1999. Na edição deste ano, a "cerimônia" de premiação ocorreu no bar New Inn, em Wedmore, região de Somerset.

A vencedora, uma artista que atende pelo nome masculino de Frank Van Bough, ganhou um nabo do mestre de cerimônia e dono do bar Trevor Prideaux. Durante a cerimônia a artista afirmou que estava "completamente não impressionada" com a vitória.

O Turnip é uma sátira ao famoso Turner Prize – o mais importante da arte contemporânea britânica e um dos mais polêmicos do mundo.

Este ano, Turner Prize foi entregue ao pintor britânico Richard Wright, da cidade de Glasgow, conhecido por seus grandes afrescos. O pintor ganhou um prêmio de 25 mil libras (cerca de R$ 70 mil).

'Tampa'

O trabalho de arte vencedor, no caso, a cueca, foi exposta no balcão do bar. O nome do trabalho é Manhole Cover (Tampa de Buraco, em tradução livre).

Um dos organizadores do Turnip, James Timms, disse que em sua edição de 2009 a premiação estabeleceu "novos padrões de falta de qualidade".

O prêmio satírico tem como juízes os moradores de Wedmore e eles desclassificam os concorrentes que se esforçarem demais para realizar suas "obras de arte".

Entre os concorrentes deste ano estava também uma gaiola cheia de bonecas Barbie sem roupas e um cabide de roupa com saquinhos de chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário