domingo, 6 de dezembro de 2009

Vírus H1N1 chega na Faixa de Gaza

Vírus H1N1 chega na Faixa de Gaza

domingo, 6 de dezembro de 2009 16:05 BRST

GAZA (Reuters) - A gripe H1N1 chegou à Faixa de Gaza, afirmou o Ministério da Saúde no domingo, preocupando palestinos que creditavam a ausência do vírus ao bloqueio do território por Israel.

O ministério disse que cinco pessoas foram diagnosticadas com o H1N1 no sábado. Funcionários do setor de saúde disseram que aparentemente o vírus ainda não tinha chegado à Faixa de Gaza devido ao limite no fluxo de pessoas e bens na região, que é governada pelo Hamas.

"A doença atingiu Gaza", disse o vice-ministro da Saúde da administração local, Hassan Khalaf. "Concluímos um plano nacional para lidar com isso."

Palestinos estavam receosos com o risco de milhares de fiéis que recentemente voltaram da peregrinação a Meca na Arábia Saudita trazerem consigo o vírus para Gaza.

Khalaf recusou-se a confirmar ou negar reportagens de que duas das cinco vítimas confirmadas da gripe H1N1 teriam morrido pela doença.

A gripe H1N1, que surgiu em março, tem sintomas moderados em muitos dos pacientes, mas representa um grande perigo a mulheres grávidas, jovens e pacientes com outros problemas de saúde.

Com a ajuda do Egito, Israel começou a restringir a entrada e saída de bens de Gaza em 2006, depois que o Hamas venceu a eleição legislativa.

O grupo Hamas não reconhece o direito de Israel de existir e permanece comprometido em lutar contra o Estado judeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário