sábado, 5 de dezembro de 2009

Daniel Cohn-Bendit janta com Sirkis e promete fazer campanha de Marina Silva

Líder dos verdes no parlamento europeu se compromete a apoiar campanha de Marina e da mobilização internacional para redução das emissões de GEE da CSA, no Rio.

Daniel Cohn-Bendit, líder dos verdes no Parlamento Europeu, jantou com o presidente do PV no Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis, na quarta-feira à noite, no restaurante Le Fumoir, na Place du Louvre. No cardápio, além do reencontro dos dois amigos, desde 1987, quando Dany entrevistou Gabeira e Sirkis, no Rio, para o seu livro Nous qui avons tant aimé la revolution, dois temas “quentes”: o apoio à campanha de Marina Silva e a mobilização internacional para obrigar a CSA/Tysen a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa, que deverão aumentar em quase 80% as emissões no município do Rio de Janeiro.

“A candidatura de Marina Silva, à presidência do Brasil, é um fatos políticos mais importantes para os verdes globalmente, no próximo ano”, frisou Cohn-Bendit, que se comprometeu a vir ao Brasil para apoiá-la publicamente, num evento internacional a ser organizado pelos verdes.

Em relação a CSA/Tysen, o líder verde no parlamento europeu ficou chocado em saber que, quando em funcionamento pleno, ela vai emitir 9,7 toneladas de CO2 eq/ ano, 12 vezes mais que a totalidade das outras indústrias do Rio, inventariadas em 1998. “Isso é algo enorme, vamos investigar se houve alguma burla direta ou indireta de normas da União Européia, são gases de efeito global, tanto faz se são emitidos na Alemanha, no Brasil ou na Nigéria”. Dany vive um momento de grande popularidade. Esta semana foi capa da revista Nouvel Observateur.

Sirkis deve se reunir com dirigentes verdes alemães que tratam diretamente do assunto, emissões das indústrias alemãs, para traçar uma estratégia de mobilização destinada a obrigar a CSA a neutralizar plenamente suas emissões. Atualmente, a indústria anuncia estar disposta a mitigar o correspondente a 1,7 milhões de toneladas de CO2 eq/ano.

“Vamos ver como fazemos para obrigá-los a neutralizar as restantes 8 milhões”, disse Sirkis. E acrescentou: “na semana passada, saiu um decreto do prefeito Eduardo Paes estabelecendo metas para a redução das emissões da Cidade. Foi um passo importante. Agora, é totalmente impossível alcançá-las se a CSA não neutralizar totalmente suas emissões, pois ela, sozinha, irá aumentá-las em quase 76%”.

fonte: Verdepress-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário