terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Site ensina a planejar finanças pessoais

Sistema de controle financeiro é gratuito e traz informações e um blog para discussão de casos

Quando os três engenheiros e amigos Marcelo Kimura, Paulo Sain e Décio Kimura resolveram se juntar e colocar em prática suas experiências com tecnologia e mercado financeiro, o site MinhasEconomias (www.minhaseconomias.com.br) passou de uma simples ideia para um ponto de encontro virtual de usuários com dificuldades em lidar com dinheiro.

Idealizado com o propósito de colaborar com a sociedade, principalmente as camadas menos favorecidas, o projeto nasceu das constantes solicitações de amigos e familiares sobre finanças pessoais. As ferramentas são fáceis de usar, o cadastramento é gratuito e só solicitam do usuário alguns poucos dados, como cidade de moradia.

“Escolhemos a Internet por ter um alcance maior e permitir fácil acesso. Além disso, nosso modelo de trabalho é simples. Não é necessário instalar softwares; basta lançar gastos e recursos para controlar o orçamento”, explica um dos fundadores do MinhasEconomias, Paulo Sain.

Aliando tecnologia à educação financeira, o site também hospeda um blog, cujo conteúdo é determinado principalmente pelas dúvidas dos participantes. O problema de uns acabam inspirando a solução de outros e todos, no fim, recebem dicas valiosas, além de aprenderem mais sobre finanças através de textos e outros materiais disponibilizados naquele espaço.

Além do site, os sócios mantêm em Curitiba um projeto social destinado a famílias de baixa renda que querem planejar corretamente as finanças. "Nossos alunos têm aulas de educação financeira e aprendem a utilizar o site. Desenvolvemos com eles dinâmicas de grupos e os estimulamos a pesquisar na Internet sobre compras, valores e taxas. Mas o curso se baseia na realidade das populações socialmente desfavorecidas, as situações que vivem no cotidiano”, ressalta Sain.

Por Juliano Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário