quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Calçados feitos de pneu viram o novo hit entre os fashionistas


Modelo Rubber Boots da P.Modelo Rubber Boots da P.
Logo que começaram a surgir, na década de 70, as sandálias de couro com solado feito de pneu eram moda apenas entre os jovens. Símbolo hippie, elas já levavam consigo o discurso de cuidar do ambiente, adiantando a onda da reciclagem, bem mais forte atualmente. Mas só na primeira década dos anos 2000, com o "boom" dos produtos ecologicamente corretos, é, de fato, ganharam status.

 Aproveitando esse momento em que a questão verde está mais do que em pauta – virou, inclusive, assunto obrigatório - a multinacional Pirelli (famosa por fabricar pneus) resolveu se dedicar à moda e investir em uma linha de produtos com os quais pudesse aproveitar o que cria aos milhares. Foi assim que, em 2003, nasceu a "P.". Mas só nesta última coleção para o outono-inverno 2009 que os produtos pegaram embalo no circuito fashionista.

P-Bag modelo Heather.P-Bag modelo Heather.

A coleção chamada "P-Bag" conquistou as tops Naomi Campbell, Kate Moss, Linda Evangelista e Valéria Mazza principalmente pela versatilidade do design. Feitas em couro com acabamento em borracha, as bolsas viraram objeto de desejo. Como quase tudo que leva o rótulo "eco" hoje em dia elas custam caro, com preços chegando custar a exorbitantes 750 euros.

Além das bolsas, a marca também cria calçados. A galocha de borracha com as típicas ranhuras de pneu no solado está calçando o pé de quem tem bom gosto e mais 120 euros para comprar a peça considerada a eco-boot do momento na esfera fashion européia.



Sandálias GóocSandálias Góoc


No Brasil existem vários produtos no mercado feitos de material reciclável. A Góoc (ex-Yepp), por exemplo, é a marca mais ativa nesse segmento, trabalhando com calçados e acessórios. Mais de um milhão de pneus usados já foram reutilizados na produção de solados.

É bem verdade que, nesse caso, não existe nada de atrativo ou de diferente no design das peças. Diferente da Pirelli, que conseguiu unir a força da boa causa a um produto de causar cobiça. Porém, uma coisa é certa, enquanto apenas alguns podem adquirir uma bolsa ou um calçado Pirelli, as sandálias Góoc podem ser usadas por milhares de pessoas já que seus valores variam entre módicos R$ 19 à R$ 110. Bem mais democrático você não acha?

por Luty Vasconcelos - 9 de dezembro de 2009
fonte: www.colheradacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário