sábado, 5 de dezembro de 2009

Facebook e Twitter aceleram mudanças na mídia

Um estudo revela que a transformação dos veículos de comunicação na América Latina será mais acelerada nos próximos anos com o impacto do Facebook e do Twitter. A pesquisa apresentada nesta sexta-feira (04/12), em Miami, mostrou que a penetração da Internet no continente cresceu nos últimos anos, com 136 milhões de usuários na América do Sul, 33 milhões na América Central e 22 milhões nos países do Caribe.

"Estamos em um processo de revolução da comunicação semelhante ao ocorrido com a Revolução Industrial. Seu impacto afeta a América Latina em particular", afirma Sergio Roitberg, presidente da Newlink, empresa que realizou o estudo. "Poucos fatos explicam com mais clareza o impacto das redes sociais do que a influência e notoriedade adquirida pela blogueira cubana Yoani Sánchez. Quem poderia imaginar que, com um blog a partir de Havana, tivesse tal impacto e inclusive entrevistasse o presidente dos Estados Unidos?", questiona.

Para Roitberg, os jornais ainda terão seu peso, não no impresso, mas no digital. As novas mídias crescem ao ponto de mudar o panorama da influência dos veículos de comunicação tradicionais."O que morreu é a clássica via de distribuição e o monopólio que a imprensa tinha no controle da mensagem. Agora, como demonstrou Yoani Sánchez, se evita o filtro dos meios convencionais e se dirige diretamente ao consumidor final".

Ele ainda ressalta que a convergência de mídias na Internet é outro fator de mudanças. Como exemplo, cita a criação de um serviço de televisão online. "NewTV é a nova mídia. É a nova fronteira da comunicação interativa e instantânea que coloca as pessoas em primeiro plano e que obriga governos e empresas a reagir para adaptar-se a este novo modelo de comunicação de mão dupla".

fonte: Jornal da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário