sábado, 5 de dezembro de 2009

Livro-reportagem mostram grotões do país

Jornalistas registram política nos grotões do Brasil em livro-reportagem

Poeira, seca e precariedade de recursos. Esse é o cenário escolhido pelos repórteres da Folha de S.Paulo Eduardo Scolese e Hudson Corrêa, que percorreram 30 municípios brasileiros para escrever o “Eleições na Estrada – Jornalismo e realidade nos grotões do País”, livro-reportagem editado pela Publifolha.

A pauta surgiu dos próprios repórteres. O objetivo dos jornalistas era registrar como se dá uma campanha eleitoral em regiões onde água, cimento ou qualquer promessa é moeda de troca na conquista de votos. Lugares onde um só candidato “disputa” uma eleição, sem nenhuma oposição, e onde candidatos “laranjas” se espalham. Grotões que enfrentam problemas em educação, saúde, desmatamento, nepotismo, desemprego, trabalho escravo e coronelismo.

Os jornalistas se aventuraram durante um mês na estrada, cada um dirigindo um carro alugado e seguindo um roteiro diferente. Scolese fez o roteiro Nordeste-Sudeste, saindo de Natal até Brasília para cobrir as campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Hudson Corrêa passou pelo Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, rodando 8.500 km em 34 dias: de Teresina, seguiu para o interior do Maranhão, depois Pará, Tocantins e Mato Grosso.

Na denúncia de muitas irregularidades eleitorais, alguns candidatos chegaram a ameaçá-los. ”Recebíamos algumas intimidações, como ‘você está no lugar errado, na hora errada’. Outros diziam que andavam armados. Nesses municípios era difícil abordar porque as pessoas não entendem o que você está fazendo, sempre achavam que nós estávamos a serviço da oposição”, explica Corrêa.

Scolese diz que o que mais o surpreendeu foi no município de Mirante, na Bahia. “Encontrei uma família que de tão pobre não tinha nem acesso ao Bolsa Família, não tinham documentos. Foi o momento que me deu uma baqueada na viagem, mas eu tinha que demonstrar que não estava surpreso e tentar conversar com aquelas pessoas normalmente.”, lembra o jornalista, autor e co-autor de outros três livros, “A Reforma Agrária”, “Pioneiros do MST” e “Viagens com o Presidente”.

fonte: Izabela Vasconcelos, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário