sábado, 5 de dezembro de 2009

Michael Jackson, quem diria, acabou no mangá

O rei do pop vira mangá em livro e exposição - Artista Fábio Shin conta a história de Michael Jackson em quadrinhos e exibe obras no metrô

Michael Jackson (1958-2009) deixou os palcos e a vida há pouco mais de cinco meses. Mas o rei do pop vive, e com uma intensidade impressionante, em biografias, coletâneas de discos e filmes. Entre a expectativa do lançamento em janeiro do DVD de This Is It, que retrata os ensaios para o que seria a última turnê do astro, homenagens ao ídolo continuam a pipocar pelo mundo. Duas dessas ações têm a participação do desenhista brasileiro Fabio Shin.

Ao lado dos amigos Ledo Vieira, Joice Castilho e Rafael Kirschner, o artista de 29 anos resolveu transformar a vida de Jackson em mangá. O resultado está em Eternamente Michael, obra que chega às livrarias no dia 10. “Estávamos fazendo o livro com calma, com a ideia de lançar só em 2010. Quando chegamos no quinto capítulo, o Michael morreu”, conta Shin. Assim, o roteiro teve de ser reescrito, a publicação foi dividida em dois volumes e o lançamento foi adiantado. A segunda parte deve chegar às prateleiras no segundo semestre no ano que vem, durante a Bienal do Livro. No site www.caricaturaemmanga.com.br é possível fazer a compra antecipada do primeiro volume.

A escolha do mangá para retratar a vida do músico aconteceu por dois motivos. Primeiro porque, segundo Shin, Michael colecionava os desenhos e gostava de assistir a ‘animês’. “E porque o mangá trabalha muito com movimento e sentimento”, o que segundo o desenhista, tem tudo a ver com o popstar. “Além disso, a dinâmica dos quadrinhos é muito boa, a diagramação tem um quê meio cinematográfico.”

Nas 232 páginas do livro, os fãs encontrarão histórias como a primeira plástica do cantor, a criação do passo moonwalk e detalhes da relação do astro com o pai. “Usamos frases do próprio Michael no livro”, conta Shin. As falas do cantor foram extraídas de entrevistas e vídeo caseiros. Poesias escritas por Jackson na década de 80 também aparecem no lançamento.

Caricaturas

Com nome homônimo ao livro, uma exposição de caricaturas itinerante em homenagem ao rei do pop abre hoje para visitação na estação Paraíso do Metrô. Revezando-se entre vários países, a mostra foi vista pela primeira vez em 29 de agosto, data do aniversário do cantor, na Romênia. Com 32 painéis de um metro de altura e 60 desenhos, o projeto lançado foi pela cartunista Nicoleta Ionescu e reúne trabalhos de artistas de todo mundo. Shin comparece à mostra com sete desenhos e algumas páginas do mangá.

“Quando a gente começou a divulgar as ilustrações do livro, vários fãs pegaram as imagens e elas foram se espalhando. Numa dessas, a Nicoleta viu e entrou em contato com a gente”, diz Shin.

Debruçado na vida de Michael Jackson, o artista não se cansa de homenageá-lo. Seu sonho, que até junho parecia possível, era entregar seus desenhos ao cantor. Agora, o que lhe resta é divulgar os desenhos. “Isso é o que a gente pode fazer por ele depois de tudo o que ele fez pela gente.”



LANÇAMENTO

Eternamente Michael
Editora Seoman
R$ 26,90

Os desenhistas Fabio Shin e Rafael Kirschner e os roteiristas Ledo Vieira e Joice Castilho retratam a vida de Michael Jackson por meio do mangá.

fonte: Jornal da Tarde (Ana Carolina Rodrigues, anac.rodrigues@grupoestado.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário